Prefeitura mobiliza equipes e leva serviços gratuitos na abertura do Outubro Rosa
Evento marcou o início das atividades do Outubro Rosa em Guarapuava, com foco na prevenção e no bem-estar feminino
Secom-Prefeitura
A Prefeitura de Guarapuava, mobilizou equipes das secretarias municipais, instituições de ensino e entidades locais e levou serviços gratuitos neste sábado (04), durante a abertura oficial das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. O evento aconteceu na Praça Cândido Xavier, em frente ao prédio da Prefeitura, das 10h às 16h, com uma ampla programação voltada à saúde e ao bem-estar da população.
Durante o evento, foram oferecidos serviços gratuitos à comunidade, como vacinação contra HPV, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, orientações sobre alimentação saudável e cuidados com a pele. Também houve atividades culturais, oficinas e atendimentos de beleza e relaxamento.
A ação contou com a participação da Unicentro, Centro Universitário Campo Real, Polícia Penal do Paraná, Rotary Club, OAB Guarapuava e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social marcou presença no evento, levando as mulheres atendidas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) para participarem das atividades e conhecerem os serviços disponíveis. “A Secretaria trouxe todos os seus serviços para orientar a população. Trouxemos também uma oficina de chaveiros de crochê, com corações nas cores rosa e pink, para incentivar o cuidado e a conscientização. É um momento importante de acolhimento e troca entre as mulheres” Destacou a secretária Helena Alves.
Durante todo o dia, o público pôde participar de apresentações culturais, receber cuidados estéticos oferecidos pela Polícia Penal do Paraná, conhecer produtos artesanais do projeto Mulheres em Ação, apoiado pelo Rotary Club, além de aproveitar os serviços de saúde e bem-estar.
A coordenadora do curso de Biomedicina da Campo Real, professora Lidiane Fernandes, destacou a importância do trabalho integrado entre diferentes áreas da saúde no atendimento à população. “Nós precisamos pensar numa saúde multiprofissional. Todo profissional de saúde, ou todos os futuros profissionais de saúde como é o caso dos nossos alunos envolvidos nas ações de hoje, vêm contribuir com essas mulheres e com o público deste sábado, trazendo orientações e cuidados. A gente precisa cuidar da saúde como um todo, e não apenas esperar os sintomas aparecerem. A nossa intenção hoje, aqui enquanto Centro Universitário Campo Real, é justamente reforçar a importância da prevenção, de tomar alguns cuidados antes que a doença apareça”, afirmou Lidiane.
A moradora Ivone Batista, que participou das atividades, elogiou a iniciativa. “Está sendo ótimo, porque é uma coisa diferente, com vários conhecimentos, tanto na área da saúde como no geral. Participei das massagens e assisti a uma apresentação. Esse tipo de ação incentiva a prevenção, e todas as mulheres devem ficar atentas. O câncer é algo muito sério, e a maioria só se preocupa quando os sintomas aparecem. É importante fazer os exames preventivos e acompanhar nas UBS”, afirmou.
A OAB Guarapuava também estava participando do evento com orientações jurídicas e sessões de massagem. A presidente da subseção, Hamidy Kassmas, falou sobre o papel da entidade na promoção da saúde e da prevenção. “Estamos oferecendo massagem e esclarecimento jurídico sobre os direitos das mulheres com câncer e os benefícios que elas têm. A OAB tem um papel importante nas campanhas de conscientização, trazendo médicos, psicólogos e promovendo palestras e eventos de orientação”, destacou Hamidy.
O evento marca o início da programação do Outubro Rosa em Guarapuava, que seguirá com diversas ações ao longo do mês, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher.
Veja Mais
-
Tragédia no Campo: Temporal provoca desmoronamento e morador é encontrado soterrado em Guarapuava
Equipe policial e Corpo de Bombeiros enfrentam acesso crítico para localizar a vítima em meio aos escombros no Assentamento Nova Geração.
08/11/2025 12h45 -
Em Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas
Cerca de 90% do município foi afetado, com danos a residências e prédios públicos, e seis mortes foram confirmadas até o momento (sendo cinco na cidade). Equipes da Cohapar e do CREA vão ajudar a mapear a situação das casas.
08/11/2025 10h55 -
12° Batalhão do Corpo de Bombeiros em Guarapuava recebe novas viaturas
Ação fortalece estrutura do Corpo de Bombeiros e garante mais agilidade no atendimento à toda a região
08/11/2025 09h30 -
Temporal causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu teve mais de 80% da cidade destruída
08/11/2025 08h10 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados neste sábado(08/11/2025)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
08/11/2025 06h01




