CNC: endividamento das famílias sobe para 82%, mas inadimplência cai
Pesquisa mostra que 29,5% da renda é comprometida com dívidas
foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Bruno de Freitas Moura ─ Repórter da Agência Brasil
O indicador que mede a proporção de famílias que têm dívidas, em atraso ou não, chegou a 82% em julho, marcando o maior patamar já registrado pelo sexto mês seguido. Em junho, o índice era 81,6%; enquanto, em julho do ano passado, 78,5%.

No entanto, a parcela de famílias com dívidas atrasadas, a chamada inadimplência, recuou para 29,8% em julho. No mês anterior, estava em 29,9%, e, há um ano, em 30%.
O tempo médio de pagamento em atraso das contas ficou em 64,6 dias em julho, mostrando trajetória de queda desde abril, quando estava em 65,1 dias.
Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O levantamento é feito com 18 mil famílias de todo o país. São levadas em consideração dívidas com cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.
Orçamento comprometido
A pesquisa mostra que as famílias têm, em média, 29,5% do orçamento atrelado a dívidas. O tempo médio de comprometimento com dívida ficou em 7,2 meses. Um ano atrás, era 7,1 meses.
A CNC ressalta que dívida não é necessariamente um comportamento financeiro negativo, uma vez que é uma forma de direcionar dinheiro para o consumo, o que aquece a economia como um todo.
No entanto, a instituição adverte que o índice de endividamento preocupa quando as famílias começam a apresentar dificuldade na capacidade de honrar os pagamentos.
O levantamento revela que o cartão de crédito é o grande responsável pelo endividamento das famílias, chegando a mais de 85% dos endividados. Confira:
- Cartão de crédito: 85,3%
- Carnês: 16,1%
- Crédito pessoal: 13%
- Financiamento de casa: 9,6%
- Financiamento de carro: 9%
- Crédito consignado: 7,1%
- Cheque especial: 3,4%
- Outras dívidas: 2,5%
- Cheque pré-datado: 0,2%
Faixas de renda
Os números da CNC mostram que o endividamento está mais presente nas famílias de renda mais baixa: 84,9% dos lares que recebem até três salários mínimos têm dívidas.
Já nas famílias com renda superior a dez mínimos, a proporção diminui a 72%.
Em relação à inadimplência, a condição atinge 38,5% das famílias mais pobres e 15,1% das mais ricas.
Redução da Selic
A pesquisa de endividamento foi divulgada no dia seguinte à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciar a redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, de 14,25% para 14% ao ano.
Os juros estão mantidos em patamar elevado como forma de combater a inflação, uma vez que juro alto encarece o crédito e, consequentemente, desestimula o consumo.
Para o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, a redução da taxa Selic é um passo importante para melhorar as condições de crédito, mas sem efeitos imediatos.
“A decisão de reduzir os juros básicos tende a contribuir para a diminuição do custo das novas operações de crédito e para a renegociação de dívidas em condições mais favoráveis”, indica.
Fabio Bentes pondera que o “elevado comprometimento da renda” mostra que a recuperação da capacidade de consumo das famílias será gradual.
“A continuidade do processo de flexibilização monetária [queda dos juros], condicionada ao comportamento da inflação, poderá ajudar a aliviar o orçamento doméstico e reduzir a pressão financeira principalmente sobre as famílias de menor renda”, prevê.
Projeção
A CNC projeta que o indicador de endividamento das famílias deve seguir em alta nos próximos três meses, atingindo 82,6% em setembro. A mesma trajetória vale para o percentual de inadimplentes, fechando setembro em 30,3%.
#Economia #Endividamento #Inadimplência #CartãoDeCrédito #Brasil
Veja Mais
-
Programa Justiça e Cidadania leva estudantes da rede municipal ao Fórum de Guarapuava
Primeira etapa reuniu 144 alunos dos 5º anos das escolas Capitão Wagner e Eurico Dutra; ao longo do programa, mais de 2,5 mil estudantes participarão da iniciativa em parceria com o Poder Judiciário
06/08/2026 15h29 -
Coleta seletiva transforma cidades, preserva o meio ambiente e gera renda para centenas de famílias
Separar corretamente os resíduos recicláveis ajuda a reduzir a poluição, fortalece a economia circular e contribui para uma cidade mais limpa e sustentável
06/08/2026 12h00 -
Recorde histórico: Guarapuava avança no IDEB e alcança notas de até 7,7 nas escolas municipais
Evolução do índice geral e desempenho das unidades escolares reforçam os resultados dos investimentos realizados na educação municipal
06/08/2026 11h05 -
Defesa Civil alerta para risco de tempestades intensas em Guarapuava e orienta população a redobrar os cuidados
Previsão indica possibilidade de chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento e temporais na região; equipes permanecem em monitoramento
06/08/2026 10h11 -
Mulher é atraída para emboscada por vizinha, agredida e tem celular tomado à força em Candói
Ataque teria sido motivado por ciúmes. Vítima afirma que agressora invadiu sua casa, filmou os filhos e exigiu acesso ao celular para verificar suposto relacionamento com o marido.
06/08/2026 09h15




