Prefeitura de Guarapuava promove atividade prática do projeto Guarabot com lançamento de foguetes
Atividades práticas permitem que os estudantes compreendam conceitos científicos enquanto se divertem

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Inovação, realizou nesta terça-feira (02) mais uma etapa do projeto Guarabot. Nesta edição, as crianças tiveram a oportunidade de construir e lançar seus próprios foguetes em ambiente aberto, vivenciando, na prática, conceitos de ciência e robótica.
A formação promovida pelo projeto acontece de forma contínua, com aulas semanais realizadas sempre às terças-feiras. Durante os encontros, os estudantes da rede municipal são estimulados a aprender de maneira lúdica e criativa, desenvolvendo experimentos que despertam o interesse pela ciência e pela tecnologia.
“Hoje nós estamos aqui na Secretaria de Educação recebendo nossas crianças em um ambiente diferente. Geralmente, as aulas do Guarabot acontecem na Secretaria de Inovação, mas hoje foi especial. Eles produziram foguetes e nós levamos a turma até a praça para realizar os lançamentos. É um projeto de robótica que desenvolvemos em parceria, proporcionando aos alunos experiências únicas”, relatou o professor Marcelo Antunes Moreira
O projeto Guarabot oferece aos alunos da rede municipal a oportunidade de experimentar conceitos de física, química e programação de maneira prática. As oficinas estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, preparando os estudantes para atividades futuras e aproximando-os de tecnologias inovadoras.
A professora Carolina Bernaski responsável pela atividade ressaltou que as aulas também estão alinhadas ao ensino de conceitos científicos fundamentais. “Na primeira aula, os alunos já haviam construído foguetes estudando as três leis de Newton: massa, corpo, movimento e inércia. Hoje, na segunda etapa, eles prepararam foguetes por combustão, realizando misturas químicas que permitiram o lançamento. Foi um momento de muito aprendizado e entusiasmo”, explicou.
Os alunos também compartilharam as suas experiências. Para Victor, a atividade foi marcante: “Eu adorei muito o projeto, ainda mais porque o nosso foguete foi um dos melhores. Ele subiu bem alto e foi bem longe. Foi muito divertido ver ele voando.” Miguel também compartilhou sua experiência e ressaltou a importância da atividade para entender conceitos científicos na prática. “Eu achei muito legal trabalhar com bicarbonato e vinagre. Eu já tinha feito esse experimento em casa, mas nunca com foguete. Aqui a gente viu de perto a reação química que cria pressão e faz o foguete voar. Foi incrível”.
Veja Mais
-
Miss Turvo 2026 promete emoção, beleza e celebração dos 44 anos do município
Evento retorna neste sábado no Antigo CTG e vai eleger a representante da beleza e da força da mulher turvense
08/05/2026 11h30 -
Escola do Campo Lídia Scheidt Curi realiza feira com produtores da comunidade
Iniciativa do projeto “Semeando Saberes” incentivou o empreendedorismo e aproveitou as apresentações de Dia das Mães para ampliar a participação do público
08/05/2026 10h15 -
Lula e Trump frente a frente: encontro histórico nos EUA agita bastidores da política mundial
Reunião de quase três horas na Casa Branca teve clima de tensão, negociações sobre tarifas e repercussão internacional
08/05/2026 09h00 -
Crueldade no interior: porca é morta a tiros em Pinhão
Moradores ouviram disparos durante a noite e encontraram o animal morto ao amanhecer; suspeito já teria sido identificado
08/05/2026 08h25 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados nesta sexta-feira(08/01/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
08/05/2026 06h30




