ExxonMobil diz a Trump que investir na Venezuela é inviável sem reformas profundas

CEO da maior petrolífera dos EUA afirma que atual cenário legal e comercial venezuelano não atrai investimentos e pede mudanças estruturais para considerar retorno ao país

10/01/2026 16H50

imagem ilustrativa/IA

O presidente e CEO da ExxonMobil, Darren Woods, avaliou nesta sexta-feira (9), durante reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que atualmente é inviável investir no setor petrolífero da Venezuela. Segundo o executivo, as estruturas legais e comerciais vigentes no país não oferecem segurança suficiente para atrir novos aportes de grandes empresas internacionais.

Woods destacou que, para que ações de investimento possam ser viabilizadas, são necessárias mudanças significativas nas regras comerciais e no sistema jurídico venezuelano. Ele ressaltou a importância da criação de proteções duradouras aos investimentos, além de alterações nas leis de hidrocarbonetos, a fim de tornar o ambiente mais atrativo e seguro.

O CEO afirmou ainda que existe confiança de que, com o trabalho conjunto entre os governos dos Estados Unidos e da Venezuela, essas mudanças possam ser implementadas no futuro. Segundo ele, os recursos petrolíferos são uma importante fonte de receita para o país e podem contribuir para a melhoria das condições de vida da população, desde que o processo seja vantajoso para todas as partes envolvidas.

Ao final, Woods abriu a possibilidade de, mediante convite do governo venezuelano e com garantias de segurança, a ExxonMobil enviar uma equipe técnica ao país para avaliar oportunidades e colaborar para que o petróleo venezuelano volte ao mercado com preços justos, ajudando a fortalecer a situação financeira da nação.

O executivo também relembrou que a empresa entrou pela primeira vez na Venezuela na década de 1940 e deixou o país há cerca de 20 anos, após ter seus bens confiscados duas vezes, o que torna ainda mais necessária a implementação de mudanças profundas antes de qualquer retorno.


#ExxonMobil #Venezuela #Petróleo #DonaldTrump #DarrenWoods #Investimentos #Energia #Reformas #Economia #MercadoGlobal

Veja Mais