Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
Basta ir ao cartório eleitoral ou acessar serviço eletrônico do TSE
foto: Marcello Casal Jr
Andre Richter - Repórter da Agência Brasil
O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral.

O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, o vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Primeiro título
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos.
Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.
Janela Eleitoral
Termina nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido e não serem punidos com a perda do mandato.
Desincompatibilização
Neste sábado (4), encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções.
A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais.
#Eleicoes #TituloDeEleitor #JusticaEleitoral #TSE #PrazoEleitoral #CadastroEleitoral #Voto #Cidadania #Democracia #Eleitor #Regularizacao #JanelaEleitoral #Desincompatibilizacao #Politica #Eleições2026
Veja Mais
-
Falecimentos em Guarapuava e Região: confira os sepultamentos desta sexta-feira(07/08/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
07/08/2026 06h30 -
Prefeitura de Guarapuava antecipa primeira parcela do 13º salário e injeta R$ 14 milhões na economia local
Valor estará disponível nas contas dos servidores municipais nesta sexta-feira (7), fortalecendo o comércio e movimentando a economia de Guarapuava às vésperas do Dia dos Pais
06/08/2026 19h30 -
Guarapuava recebe o II Congresso Jurídico do Terceiro Planalto
Evento promovido pela OAB – Subseção Guarapuava reúne 11 painéis sobre temas atuais do Direito e encerra com o tradicional Baile do Rubi
06/08/2026 17h15 -
Como fortalecer a imunidade no inverno: 6 hábitos que ajudam a prevenir gripes e doenças respiratórias
Alimentação equilibrada, hidratação, sono de qualidade e exposição ao sol estão entre as principais recomendações para reforçar as defesas do organismo durante os meses mais frios
06/08/2026 16h44 -
Programa Justiça e Cidadania leva estudantes da rede municipal ao Fórum de Guarapuava
Primeira etapa reuniu 144 alunos dos 5º anos das escolas Capitão Wagner e Eurico Dutra; ao longo do programa, mais de 2,5 mil estudantes participarão da iniciativa em parceria com o Poder Judiciário
06/08/2026 15h29



