Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Conselho assume poderes de Khamenei até escolha de novo líder supremo

Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi assassinado durante a agressão militar dos Estados Unidos (EUA) e Israel contra o país persa. A informação foi confirmada pela mídia oficial iraniana na noite desse sábado (28), no horário de Brasília, já madrugada em Teerã.

Nas primeiras horas do dia, milhares de pessoas foram às ruas em cidades do país para protestar contra o assassinato de Khamenei e lamentar sua morte, conforme mostram imagens aéreas dos veículos estatais iranianos. Foram decretados 40 dias de luto pela morte de Khamenei.
Também neste domingo (1º), foi anunciada a formação de um órgão colegiado para substituir Khamenei. Ele é composto pelos chefes do Executivo, presidente Masoud Pezeshkian, do Judiciário, Gholam Hossein Mohseni Ejeie, e do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, segundo informou o jornal estatal Terah Times.
Além desses, foi nomeado o aiatolá Alireza Arafi para representar no colegiado o Conselho dos Guardiões, órgão que era chefiado por Ali Khamenei, informou a agência iraniana Isna News.
Portanto, o aiatolá Arafi não é o novo líder supremo, que precisa ainda ser eleito pela Assembleia dos Especialistas, ou dos Peritos. O chamado Conselho de Liderança interina assume as funções e poderes de Khamenei até a escolha do novo líder.
Martírio de Khamenei
A residência do chefe de Estado do Irã, Ali Khamenei, há 36 anos no cargo, teria sido bombardeada durante a agressão dos EUA e Israel, matando ainda parte da família do líder político e religioso, incluindo a filha, o genro, a nora e o neto. A informação é do jornal Tehral Times.
As autoridades iranianas ainda informaram o assassinato de outras importantes lideranças do país, como o secretário do Conselho de Defesa, contra-almirante Ali Shamkhani; e o comandante em chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, o major-general Mohammad Pakpour.
As Forças Armadas do Irã advertiram, em nota, que farão com que os EUA e Israel se arrependam.
“Faremos com que os inimigos desta nação, especialmente os Estados Unidos criminosos e o regime sionista maligno, se arrependam com a força, a firmeza e o apoio do povo honrado, e continuaremos o caminho desse líder sábio e poderoso até a última gota de sangue e a rendição dos inimigos”, reiteraram os chefes do Estado-Maior Conjunto do Irã, em nota.
Líder supremo
No cargo de líder supremo há 36 anos, Khamenei estava no topo da estrutura de Poder da República Islâmica do Irã que, além do Executivo, do Parlamento e do Judiciário, conta com o Conselho dos Guardiões, formado por seis indicados do próprio Aiatolá Khamenei e seis indicados pelo Parlamento.
Outro órgão político típico da República Islâmica é a Assembleia dos Especialistas, ou dos Peritos, formada por 86 religiosos eleitos pelo voto popular. Essa assembleia é responsável por eleger o aiatolá que será o líder supremo do Irã. Apesar de o cargo ser vitalício, a Assembleia dos Especialistas pode destituí-lo.
#irã #alikhamenei #teerã #oriente_médio #israel #estadosunidos #criseinternacional #geopolítica #conselhodeliderança #lutomundial
Veja Mais
-
PF investiga esquema de venda irregular de armas para CACs e apreende sete fuzis no Rio de Janeiro
Operação Polaridade mira policiais militares, integrante da Marinha e suspeitos de facilitar a liberação ilegal de armamentos mediante pagamentos indevidos.
05/11/2026 12h35 -
Dia do Técnico Agrícola: 80% das propriedades rurais brasileiras não recebem assistência técnica
Celebrado nesta quinta-feira (5), o Dia do Técnico Agrícola destaca a importância da qualificação profissional, da tecnologia e da orientação especializada para aumentar a produtividade e a sustentabilidade no campo.
05/11/2026 11h30 -
Ladrão aproveita ausência de morador e furta motocicleta em Prudentópolis
Honda CB 300R vermelha foi levada durante a noite de quarta-feira (4), no Centro da cidade. Polícia Militar realizou buscas, mas veículo não foi localizado.
05/11/2026 10h25 -
Crise bancária explode no Paraguai, bloqueia dinheiro de 3 milhões de clientes e ameaça governo
Intervenção no Ueno Bank provoca renúncia do presidente do Banco Central, investigação criminal e pedidos de impeachment contra Santiago Peña.
05/11/2026 09h10 -
Selic a 13,75%: veja onde investir e como os juros elevados afetam o bolso dos brasileiros
Banco Central mantém taxa básica de juros e reforça a importância do planejamento financeiro; renda fixa e cooperativas de crédito, como a Cresol, aparecem entre as alternativas para quem deseja investir.
05/11/2026 08h15



