Carreta da Inovação chega a Guarapuava com atividades gratuitas sobre ciência e tecnologia
Iniciativa integra a programação do Paraná Faz Ciência e oferece experiências práticas de tecnologia e inovação para crianças, jovens e adultos
Foto: Secom/Prefeitura
A Carreta da Inovação, iniciativa itinerante do Governo do Estado, está em Guarapuava nesta semana com uma programação gratuita voltada à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. O projeto leva oficinas, workshops, palestras e experiências práticas para democratizar o acesso da população às novas tecnologias.
Desde o início deste ano, duas unidades da Carreta percorrem o Paraná equipadas com salas de aula móveis, computadores, internet via satélite, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, recursos multimídia e ferramentas de criação digital. Em Guarapuava, as atividades acontecem de 29 de setembro a 3 de outubro, na Cidade dos Lagos, dentro da programação do Paraná Faz Ciência.
De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Ana Klosouski, a vinda da Carreta reforça o papel do município como referência estadual no setor.
“Estamos iniciando uma semana histórica para Guarapuava. Na semana passada entramos no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil e, nesta, com o Paraná Faz Ciência, o Educatech e a visita da Carreta da Inovação, estamos trabalhando fortemente a disseminação de cultura, a discussão de políticas públicas e a inovação para crianças, adolescentes, jovens e adultos, em todas as esferas. Isso é um motivo de muito orgulho. Guarapuava é a capital da inovação do Estado nesta semana, e a Carreta vem para nos auxiliar nessa disseminação de conhecimento, levando a inovação para todos os cantos da cidade”, destacou.
As atividades da Carreta da Inovação em Guarapuava acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, com ações divididas por eixos temáticos. No Eixo 3 – “Ciência na Prática”, o público participa de oficinas, demonstrações e atividades interativas sobre inovação e tecnologia. Já o Eixo 2 – “Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação” apresenta experimentos e exposições para todos os públicos. Por fim, o Eixo 1 – “Ciência, Tecnologia e Inovação na Ação” promove palestras e atividades de capacitação.
O projeto é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Para mais informações sobre as iniciativas da Carreta da Inovação em Guarapuava, confira a programação, AQUI.
Paraná Faz Ciência
O Paraná Faz Ciência é um evento de divulgação científica e chega a Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, reunindo ações e atividades voltadas à democratização da ciência, tecnologia e inovação. Promovido este ano pela Unicentro, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti) e da Fundação Araucária, o evento aproxima crianças, adolescentes e adultos do universo científico, oferecendo novas perspectivas sobre o mundo ao seu redor.
As atividades serão realizadas nas instituições de ensino superior de Guarapuava e no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com entrada gratuita. Podem participar estudantes e professores do ensino básico e superior, além da comunidade em geral, e todas as atividades oferecem certificado de participação, mediante inscrição prévia.
Para mais informações sobre o evento e as atividades que serão realizadas, acesse o site do Paraná Faz Ciência, AQUI.
#CarretaDaInovação #Guarapuava #ParanáFazCiência #Tecnologia #Inovação #Empreendedorismo #EducaçãoTecnológica #CidadeDosLagos #CiênciaParaTodos #FuturoDigital
Veja Mais
-
Tragédia no Campo: Temporal provoca desmoronamento e morador é encontrado soterrado em Guarapuava
Equipe policial e Corpo de Bombeiros enfrentam acesso crítico para localizar a vítima em meio aos escombros no Assentamento Nova Geração.
08/11/2025 12h45 -
Em Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas
Cerca de 90% do município foi afetado, com danos a residências e prédios públicos, e seis mortes foram confirmadas até o momento (sendo cinco na cidade). Equipes da Cohapar e do CREA vão ajudar a mapear a situação das casas.
08/11/2025 10h55 -
12° Batalhão do Corpo de Bombeiros em Guarapuava recebe novas viaturas
Ação fortalece estrutura do Corpo de Bombeiros e garante mais agilidade no atendimento à toda a região
08/11/2025 09h30 -
Temporal causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu teve mais de 80% da cidade destruída
08/11/2025 08h10 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados neste sábado(08/11/2025)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
08/11/2025 06h01




