Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação recebe mulheres 60+ para visita técnica sobre educação digital
Atividade apresentou espaços, ferramentas e dinâmicas tecnológicas, aproximando s mulheres do ecossistema municipal de inovação
Secom-Prefeitura
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação recebeu, na tarde desta segunda-feira (1º), um grupo de mulheres 60+ para uma visita técnica voltada ao aprendizado e à aproximação com ferramentas tecnológicas. A atividade faz parte do Projeto de Inclusão Digital – Oficina Vida Online e Offline, promovido pela Coordenação da Usina do Conhecimento, com o objetivo de ampliar a linguagem digital e fortalecer a autonomia tecnológica da comunidade.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal em democratizar o acesso à inovação e promover a inclusão digital para todas as gerações. Segundo a diretora do Departamento do Centro de Inovação, Jéssica Kiczevi, ações como esta atendem a uma orientação direta do prefeito Denilson Baitala.
Conhecendo de perto o ecossistema de inovação
“O projeto tem como base o ensino da linguagem digital e o uso de diversas ferramentas tecnológicas. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação nos proporcionou este espaço para trabalharmos a inclusão de diferentes formas, ampliando as possibilidades de aprendizado para o grupo”, afirmou.
“Hoje estamos cumprindo um dos pedidos do prefeito, que é promover integração, aproximando a inovação da comunidade e garantindo acesso à tecnologia para todos”, destacou.
A programação iniciou com um tour guiado pelos espaços da secretaria. As participantes conheceram o ambiente de coworking, voltado ao desenvolvimento de projetos, além das impressoras 3D e demais estruturas que compõem o ecossistema municipal de inovação. O objetivo foi apresentar, de forma acessível, como a tecnologia está presente no dia a dia e como pode contribuir para facilitar tarefas, gerar novas oportunidades e estimular a criatividade.
Após o tour, as visitantes participaram de uma dinâmica prática sobre inovação e tecnologia, conduzida pelo bolsista Rafael Roeslerotto. “Conseguimos introduzir um pouco da tecnologia ao pessoal da terceira idade. Tivemos uma atividade prática para que elas compreendessem algumas dinâmicas de montagem e inovação de forma leve e divertida”, explicou ele.
A professora responsável pelo Projeto de Inclusão Digital, Ana Paula de Oliveira, ressaltou a importância do encontro e a parceria com a secretaria.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação continuará promovendo iniciativas voltadas à inclusão, formação e participação da comunidade no universo tecnológico.
Veja Mais
-
Secretaria de Educação promove formação sobre transporte escolar e reforça compromisso com a segurança dos estudantes
Evento reuniu motoristas e profissionais das redes municipal e estadual para alinhamento de normas, procedimentos e melhorias no transporte escolar de Guarapuava
25/05/2026 21h22 -
CMEI Helena Valente recebe ação educativa do Maio Amarelo nesta segunda-feira (25)
Ação ensinou crianças sobre placas, cores do semáforo e atitudes responsáveis no trânsito de forma interativa e educativa
25/05/2026 19h42 -
Guarapuava estreia com grandes resultados no Paraná Bom de Bola 2026
Equipes guarapuavanas das categorias Sub-16 e Futebol Suíço 50+ estrearam com vitórias expressivas na fase regional da competição estadual realizada em Reserva do Iguaçu
25/05/2026 17h45 -
Moraes é notificado por e-mail em processo da Trump Media nos EUA
Ministro tem 21 dias para responder a petição inicial
25/05/2026 15h20 -
Atendimento do Cadastro Único passa a ser centralizado em novo endereço em Guarapuava
Ação busca agilizar atendimentos e facilitar o acesso da população aos serviços ligados aos programas sociais
25/05/2026 14h05




