Chegada da primavera aumenta casos de rinite e outras alergias respiratórias
Maior circulação de pólen durante a estação pode agravar rinite, asma e conjuntivite; estimativa aponta que até 25% da população da região Sul apresenta algum tipo de sensibilidade
Fisioterapia respiratória pode auxiliar no tratamento e prevenção de problemas respiratórios mais fr
Com a chegada da primavera nesta terça-feira (22), aumenta também a preocupação com as alergias sazonais. A maior presença de pólen, poeira e ácaros no ar pode provocar ou agravar problemas respiratórios, principalmente em pessoas predispostas.
Na região Sul, estima-se que 20% a 25% da população apresente algum tipo de sensibilidade relacionada às flores e plantas. O pólen liberado por gramíneas, como o azevém, além de árvores e ervas daninhas, pode entrar em contato com as mucosas e desencadear reações inflamatórias.
Entre os problemas mais comuns está a rinite sazonal, que provoca espirros, coriza, congestão e coceira no nariz e na garganta. A conjuntivite pode causar vermelhidão, lacrimejamento e coceira nos olhos. Já pessoas com asma podem apresentar tosse, chiado no peito e falta de ar.
Prevenção antes das crises
Segundo o professor de Fisioterapia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Anderson Brandão dos Santos, alguns cuidados podem começar antes mesmo do aparecimento das crises.
A fisioterapia respiratória, conforme explica o especialista, pode auxiliar na prevenção, tratamento e reabilitação de diferentes alterações do sistema pulmonar.
A técnica pode contribuir para melhorar a ventilação, reduzir o esforço respiratório, auxiliar na eliminação de secreções e fortalecer a musculatura envolvida na respiração.
O atendimento deve ser individualizado, considerando as condições e necessidades de cada paciente.
Atenção especial aos idosos
A fisioterapia respiratória pode ser utilizada em diferentes faixas etárias e em situações envolvendo asma, DPOC, pneumonia, bronquiolite, fibrose cística, recuperação de infecções respiratórias e períodos pré e pós-operatórios.
Nos idosos, especialmente acima dos 70 anos, os cuidados ganham importância devido às alterações naturais provocadas pelo envelhecimento e à redução da capacidade funcional.
“Devemos pensar no indivíduo de maneira global: respirar melhor para conseguir se movimentar bem, realizar suas atividades e preservar sua autonomia”, destaca Anderson.
Com a primavera, pessoas que apresentam sintomas recorrentes ou dificuldades respiratórias devem procurar avaliação de profissionais de saúde para identificar a causa e definir o tratamento adequado.
#Primavera #Rinite #Alergias #Saúde #PortalJnotícias
Veja Mais
-
5ª Festa do Boi no Rolete será realizada dia 18 de outubro em Guarapuava
Presidente do Rotary Club de Guarapuava, Rodrigo de Oliveira, convida a comunidade para participar do evento no Centro de Eventos Cidade dos Lagos; recursos arrecadados serão destinados a projetos sociais
21/09/2026 18h30 -
Evento em Guarapuava debate capacitismo e direitos das pessoas com deficiência
Palestra e mesa redonda reuniram representantes de entidades e lideranças para discutir inclusão, acessibilidade e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência
21/09/2026 18h00 -
Estudantes plantam 100 árvores no Parque do Lago em Guarapuava
Ação em comemoração ao Dia da Árvore reuniu alunos de cinco escolas municipais e reforçou a importância da preservação ambiental
21/09/2026 17h05 -
Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro da Polícia Federal por abandono de cargo
Ex-deputado foi desligado do cargo de escrivão após processo administrativo apontar faltas injustificadas por mais de 30 dias consecutivos
21/09/2026 16h15 -
Guarapuava realiza mutirão de empregos para pessoas com deficiência nesta segunda-feira (21)
Ação da Agência do Trabalhador reúne oportunidades em diferentes áreas e busca ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
21/09/2026 14h46



