Nexus/BTG: Lula tem 46% contra 44% de Flávio Bolsonaro em cenário de segundo turno

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro e também entre Lula e Ronaldo Caiado

28/09/2026 10H01

Os presidenciáveis Lula, Flávio Bolsonaro e Ronaldo Caiado • Arte CNN Brasil

Pesquisa Nexus/BTG divulgada nesta segunda-feira (28 de setembro) apresenta novos números para a disputa pela Presidência da República nas eleições de 2026. Nas simulações de segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em empate técnico com Flávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (PSD).

No cenário entre Lula e Flávio Bolsonaro, o atual presidente registra 46% das intenções de voto, enquanto Flávio aparece com 44%.

Brancos, nulos ou eleitores que afirmaram não votar em nenhum dos dois representam 8%. Outros 1% não souberam ou não responderam. A diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula x Caiado

Na simulação de segundo turno entre Lula e Ronaldo Caiado, o presidente também aparece com 46%, enquanto o candidato do PSD registra 42%.

Nesse cenário, 10% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 2% não souberam ou não responderam. A CNN também classifica esse cenário como empate técnico considerando a margem de erro.

Outros cenários de segundo turno

A Nexus também testou Lula contra outros três candidatos.

Contra Augusto Cury (Avante), Lula aparece com 46%, enquanto Cury registra 41%.

Na simulação com Renan Santos (Missão), os números são 48% para Lula e 37% para Renan.

Já no cenário entre Lula e Romeu Zema (Novo), o levantamento registra 48% para Lula e 39% para Zema.

Pesquisa ouviu 2 mil eleitores

A Nexus entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 25 e 27 de setembro, por telefone.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo Banco BTG Pactual e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07557/2026.



#Eleições2026 #PesquisaEleitoral #Lula #FlávioBolsonaro #Jnotícias

Veja Mais