Guarapuava abre caminhos para agricultura familiar mais rentável com plantas medicinais
Projeto promete impulsionar economia e sustentabilidade
Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava
Guarapuava dá início a uma nova proposta de desenvolvimento sustentável voltada para agricultores familiares e pequenos produtores rurais da região. O projeto visa a produção de plantas aromáticas medicinais, que poderão ser utilizadas de diversas formas, desde o uso humano e animal até como protetores naturais de plantas. A iniciativa busca trazer alternativas econômicas e ecológicas para aqueles que possuem pequenos terrenos, como quintais, chácaras ou até fazendas. A proposta foi apresentada em um evento que reuniu universidades, centros de pesquisa e especialistas no cultivo de plantas aromáticas, nesta quarta-feira (19).
De acordo com o engenheiro agrônomo e responsável pelo projeto, Rommel Sauerbronn, a produção dessas plantas não é novidade na região, mas, com o respaldo de pesquisas já realizadas há mais de 20 anos, o projeto em Guarapuava promete trazer avanços significativos.
O foco está na criação de um Centro de Estudos de Plantas Aromáticas Medicinais, um espaço de mais de 500 m² que contará com laboratório e equipamentos sofisticados para analisar e estudar a flora da região. A biodiversidade da flora do Paraná, rica em ativos importantes, é uma grande oportunidade para novas descobertas e utilizações. “Com esse centro, queremos desenvolver pesquisas sobre as plantas aromáticas e seus potenciais usos. Elas têm uma grande aplicabilidade, tanto no setor farmacêutico, como em insumos para a agricultura, além de promoverem alternativas sustentáveis para os pequenos produtores rurais. Queremos que a comunidade acadêmica, as instituições de pesquisa e os agricultores da região se unam a esse projeto inovador”, destacou Rommel.
O Centro será um local de referência no Brasil, voltado para o estudo e o desenvolvimento de óleos essenciais e aromas, com a proposta de fortalecer a cadeia produtiva local. Além disso, o projeto oferece a possibilidade de agregar valor à produção rural.
“A administração do prefeito Denílson está profundamente comprometida com a questão da agricultura familiar, sempre priorizando ações que beneficiem esse setor. Em todas as nossas iniciativas, destacamos a importância de criar oportunidades tanto para as indústrias quanto para os pequenos produtores da nossa região. Todas as oportunidades que surgem são bem-vindas, e este evento representa um passo significativo na organização e fortalecimento da cadeia produtiva de óleos essenciais e plantas medicinais. Estamos empenhados em apoiar essa transformação, promovendo alternativas sustentáveis e gerando mais valor para nossos produtores”, afirmou o secretário de Agricultura, Celso Doliveira.
O projeto tem o potencial de transformar Guarapuava em um polo de pesquisa e produção de óleos essenciais, beneficiando tanto a economia local quanto a qualidade de vida dos agricultores familiares.
Veja Mais
-
Ministro Alexandre de Moraes determina prisão do ex-presidente Fernando Collor
Ministro do STF rejeita recurso da defesa e manda cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro
24/04/2025 22h00 -
Parceria entre Unicentro e Prefeitura fortalece saúde de Guarapuava
Nova Clínica Escola da Unicentro amplia atendimento à população do município
24/04/2025 19h29 -
Festa do Trabalhador: Show Nacional com Danilo e Davi agita 1º de Maio em Guarapuava
Evento acontecerá no Parque do Lago, oferecendo um espetáculo imperdível para os moradores da cidade
24/04/2025 18h00 -
CONVITE: Secretaria de Agricultura convida profissionais credenciados ao INCRA para reunião sobre regularização rural
Encontro será realizado no dia 29 de abril na sala de reuniões da Prefeitura de Guarapuava
24/04/2025 16h03 -
Atenção Candidatos: Prova do PSS para Estagiários será realizada neste domingo, dia 27
Com mais de mil inscritos, prova do processo seletivo será aplicada online
24/04/2025 13h45