Operação conjunta apreende 82 celulares contrabandeados em Prudentópolis; carga veio da fronteira com o Paraguai
Ação integrada entre Polícia Federal, FICCO, Receita Federal, 16º BPM e 8ª CIPM interceptou dois veículos transportando aparelhos importados irregularmente
imagem ilustrativa/IA
Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de 82 celulares importados irregularmente na noite deste sábado (25), na comunidade de Linha Esperança, em Prudentópolis, na região Centro-Sul do Paraná. A ação foi coordenada a partir de informações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PR), com apoio da Polícia Federal de Guarapuava, da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM) e do 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM).
Segundo a Polícia Militar, os veículos vinham da região de fronteira com o Paraguai e utilizavam estradas rurais para tentar chegar ao município de Prudentópolis sem serem interceptados.
Dois veículos foram abordados durante a operação
A primeira abordagem ocorreu na Estrada Municipal da Linha Ivaí, onde os policiais interceptaram um GM/Onix ocupado por dois homens, de 23 e 26 anos, ambos moradores de Foz do Iguaçu.
Durante a fiscalização, os policiais localizaram 29 aparelhos celulares importados sem qualquer documentação fiscal, caracterizando, em princípio, o crime de descaminho.
Na sequência, as equipes localizaram um GM/Prisma, conduzido por um homem de 46 anos, também residente em Foz do Iguaçu. O motorista havia parado às margens da estrada para trocar um pneu furado quando foi abordado.
No interior do veículo foram encontrados 53 telefones celulares igualmente sem comprovação de importação regular.
Receita Federal e Polícia Federal determinaram apreensão
Diante da constatação do crime de descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal, a Polícia Federal e a Receita Federal orientaram a apreensão dos 82 aparelhos celulares e dos dois veículos utilizados no transporte da carga.
Os automóveis permaneceram sob responsabilidade da 4ª Companhia do 16º BPM, onde aguardam o recolhimento pelos órgãos competentes.
Suspeitos foram identificados e liberados
Os três envolvidos foram devidamente identificados e qualificados pelas equipes policiais. Como a ocorrência trata de crime cuja condução será realizada pelos órgãos federais competentes, eles foram liberados no local, permanecendo apenas a apreensão dos bens e da carga irregular.
A investigação deverá prosseguir para apurar a origem dos eletrônicos, o destino da mercadoria e a possível participação de outras pessoas no esquema de transporte clandestino.
Operações integradas reforçam combate aos crimes de fronteira
As forças de segurança têm intensificado operações de fiscalização nas rodovias e estradas vicinais do Paraná para combater o transporte de mercadorias oriundas do contrabando e do descaminho. A utilização de rotas alternativas é uma estratégia frequentemente empregada por criminosos para tentar evitar a fiscalização policial.
A atuação integrada entre Polícia Federal, Receita Federal, FICCO e Polícia Militar tem ampliado a capacidade de identificação e interceptação desse tipo de crime na região.
#Prudentópolis #PolíciaFederal #FICCO #16BPM #ReceitaFederal #Descaminho #Contrabando #Celulares #SegurançaPública #PortalJnotícias
Veja Mais
-
Chuvas intensas colocam Guarapuava em alerta e mobilizam força-tarefa da Prefeitura
Defesa Civil e equipes municipais intensificam o monitoramento diante das fortes chuvas e permanecem preparadas para atender possíveis emergências.
24/10/2026 17h15 -
TSE garante sistemas blindados para o segundo turno das eleições 2026
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Kassio Nunes Marques, afirma que verificação confirmou a autenticidade dos programas utilizados na votação deste domingo (25).
24/10/2026 17h00 -
Mega-Sena pode pagar R$ 230 milhões neste sábado; veja até quando apostar
Prêmio milionário está acumulado e sorteio acontece às 21h. Apostadores têm até as 20h para registrar seus jogos.
24/10/2026 14h51 -
Motocicleta é furtada de garagem de residência em Reserva do Iguaçu
Honda Tornado 250 preta foi levada durante a madrugada na comunidade de Carvoeira, na zona rural do município.
24/10/2026 10h55 -
Complexo da Pessoa Idosa promove café com conversa sobre o Outubro Rosa em Guarapuava
Atividade reuniu mulheres atendidas pelo Complexo da Pessoa Idosa para uma tarde de orientação sobre saúde, prevenção do câncer e integração em alusão ao Outubro Rosa
24/10/2026 09h19




