Governo do Estado vai montar estrutura de apoio psicológico a famílias de Rio Bonito do Iguaçu

Iniciativa com participação de universidades estaduais está sendo articulada com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona

09/11/2025 21H20

Crédito/Fotos: Valdelino Pontes

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, informou neste domingo (9) que o Governo do Estado está definindo o formato de apoio psicológico às famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A ação está sendo articulada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, comandada por Aldo Nelson Bona.

O objetivo é estruturar, inicialmente,  equipes com alunos e professores do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com sede em Guarapuava. 

Segundo o secretário, é necessário oferecer acolhimento emocional às famílias que enfrentam perdas e ainda estão muito abaladas. “Neste momento, além do apoio material e do trabalho voluntário que está sendo realizado, precisamos cuidar do emocional das pessoas, oferecendo todo o apoio e acolhimento necessários às famílias que vivem esse momento tão difícil”, afirmou Guto.

Reconstrução

Guto Silva destacou também o trabalho conjunto com engenheiros e arquitetos voluntários, apoiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que já estão auxiliando na reconstrução da cidade. O Estado, que decretou estado de calamidade pública na última sexta-feira (7), prevê o repasse direto de até R$ 50 mil por família para a compra de materiais de construção e recuperação das moradias. “O recurso será exclusivo para materiais de construção, dentro de regras definidas pelo Estado”, explicou o secretário.


Por assessoria de comunicação/ Secid

Veja Mais