Alunos da Escola São José vivenciam educação empreendedora na prática
Estudantes produziram e comercializaram seus próprios produtos, aprendendo cálculo, trabalho em grupo e responsabilidade
Foto: Secom/Prefeitura
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, acompanhou nesta quarta- feira (26) a realização da Feira JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, promovida pela Escola Municipal São José. O evento contou com a presença do prefeito Denilson Baitala, da secretária de Educação, Prof.ª Rosana Schwartz, e da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.
Durante a atividade, os estudantes puderam vivenciar na prática conceitos de empreendedorismo, colocando em ação todo o aprendizado desenvolvido em sala de aula. As crianças produziram, venderam e compraram seus próprios produtos, além de apresentarem poesias sobre o meio ambiente, tema trabalhado ao longo do ano letivo.
Entre os alunos participantes, a estudante Alexya Rodrigues de Brito, do 4º B, contou como foi a experiência. “Participar da Feira do Jovem Empreendedor está sendo muito legal. Às vezes a gente fica um pouco travada, mas tudo acontece de forma tranquila. Estou gostando bastante de trabalhar aqui, porque podemos atuar em grupo ou em dupla e isso ajuda a conviver melhor com os colegas. Também estou aprendendo a trabalhar em equipe, a mexer com dinheiro, que é algo novo para mim, e a fazer cálculos. Está sendo uma experiência muito especial.”
Durante a feira, os alunos se destacaram como verdadeiros jovens empreendedores, colocando em prática habilidades como criatividade, organização, trabalho em equipe e responsabilidade. Cada turma desenvolveu seus próprios produtos, planejou valores, calculou custos e organizou a exposição, vivenciando de forma lúdica e concreta conceitos de educação financeira e empreendedorismo. O envolvimento das crianças mostrou o quanto o projeto contribui para formar alunos mais autônomos, curiosos e preparados para enfrentar desafios futuros.
A diretora da escola, Eliete Jonsson, destacou a importância do projeto para a formação integral dos estudantes. “Nós agradecemos a parceria da Secretaria de Educação, que sempre está pronta para nos auxiliar. Esse projeto vai muito além da educação financeira. Estamos criando nas crianças um olhar mais apurado, mais holístico das coisas. Elas pensam na criatividade, na sustentabilidade e em tantas outras dimensões. É um projeto que abre um leque muito grande e direciona muitas possibilidades para nossos alunos. E, futuramente, teremos aqui os próximos empreendedores de Guarapuava.”
A secretária de Educação, Prof.ª Rosana Schwartz, reforçou que o JEPP foi desenvolvido em todas as escolas da rede municipal. “Esse projeto foi desenvolvido em todas as escolas municipais, onde as crianças tiveram a oportunidade de trabalhar aspectos financeiros, produzir seus próprios produtos e aplicar cálculos matemáticos, compreendendo o que poderiam ganhar com isso. A feira reforça os conteúdos estruturantes do nosso currículo. A Eliete está de parabéns, a feira está muito bonita, e as crianças puderam mostrar tudo o que construíram durante o ano letivo.”
A Feira JEPP na Escola Municipal São José evidenciou o potencial criativo e empreendedor dos estudantes, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Guarapuava em fortalecer projetos que estimulam autonomia, aprendizagem prática e formação integral das crianças da rede municipal.
#FeiraJEPP #JovensEmpreendedores
#EducaçãoGuarapuava #EmpreendedorismoInfantil
#EscolaSãoJosé #AprendizagemNaPrática
#CriatividadeEInovação #RedeMunicipalDeEnsino
#FormaçãoIntegral #PrefeituraDeGuarapuava
Veja Mais
-
TSE suspende atos de campanha de Deltan Dallagnol ao Senado pelo Paraná
Decisão liminar impede candidato do Novo de fazer propaganda, participar de debates e utilizar recursos públicos de campanha até análise do recurso contra seu registro
19/09/2026 23h19 -
STF mantém por unanimidade condenação de Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses
Primeira Turma rejeitou recurso apresentado contra a condenação do ex deputado pelo crime de coação no curso do processo; julgamento terminou nesta sexta feira (18)
19/09/2026 16h33 -
Alerta de tempestades: Paraná pode ter chuva forte, ventos intensos e granizo
Frente fria aumenta a instabilidade na Região Sul e Inmet mantém aviso de perigo para tempestades no Paraná neste fim de semana
19/09/2026 14h30 -
Suspeito de furto em residência é abordado pela ROTAM em Pinhão
Câmeras de segurança registraram possível autor; celular, dinheiro e outros objetos foram levados de uma residência no bairro São José
19/09/2026 12h00 -
Homem de 39 anos morre após acidente de trabalho em Pinhão
Vítima sofreu trauma no tórax e chegou a ser encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos
19/09/2026 10h00




