WinterShow em Guarapuava impulsiona o turismo local e destaca a cidade como destino estratégico
Cidade se destaca como destino promissor ao receber um dos maiores eventos do agronegócio da América do Sul
Secom-Prefeitura
Começou hoje (30), em Guarapuava, a 22ª edição do WinterShow, que segue até 2 de outubro, das 8h às 17h30, em Entre Rios. Reconhecido como o maior encontro técnico de cereais de inverno do Brasil, o evento reúne pesquisadores, produtores e expositores em uma programação focada em inovação, tecnologia e desenvolvimento do agronegócio. Neste ano, a expectativa é receber cerca de 4 mil pessoas ao longo dos três dias.
O prefeito Denilson Baitala falou sobre a relevância do encontro para o Paraná. “ Hoje, Paraná e Guarapuava são o centro da ciência, da tecnologia e da inovação. Vocês aqui da Agrária estão dando uma demonstração disso. A estrutura que vocês têm trouxe as melhores empresas, cientistas e pesquisadores para a cidade. Como diz nosso governador, o Paraná é o supermercado do mundo, e a Agrária, junto com os produtores de Guarapuava, está inserida nesse contexto. Parabéns pelo excelente evento. O WinterShow não é o maior evento do Brasil, é o maior da América do Sul. O sucesso de vocês é o sucesso de Guarapuava, é o sucesso do Paraná.”
Já o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvin, ressaltou o impacto do evento para o turismo e a economia local. “Estamos aqui no centro de eventos da Agrária, que talvez seja o melhor símbolo que temos da região de Guarapuava, porque representa produção de qualidade e inovação. Mas, mais que isso, oferece oportunidades de novos negócios, não só para o agronegócio, mas também para o turismo, hotelaria e toda a cadeia de valor da região. Aqui se realizam muitos eventos, sempre com a preocupação de mostrar a competência e a capacidade de produção local, além de valorizar os saberes da região, o que diferencia um turismo de vivência, permitindo que quem venha se envolva e apaixone-se por Guarapuava.”
A vice-prefeita e secretária de Turismo e Eventos, Rosângela Virmond, destacou a importância do WinterShow para a região. “Mais um grande evento fomentando o turismo aqui na nossa região, o WinterShow, maior evento da América do Sul de culturas de inverno, é um evento técnico, é claro, atraindo muitas empresas e visitantes de todo o Brasil e de outras regiões também, de outros países.”
Durante o evento, os participantes podem acompanhar quatro estações de palestras, cada uma abordando temas estratégicos para a agricultura regional. Na Estação 1, os pesquisadores Cezar Verdi, Eduardo Pagliosa, Ivandro Bertan e Noemir Antoniazzi apresentam estratégias de melhoramento genético e manejo da cultura da cevada. Já na Estação 2, Luciana Vivan, Sandra Fontoura e Vitor Spader discutem o manejo da fertilidade, das plantas daninhas e das pragas na entre safra, destacando os impactos no sistema de produção.
A Estação 3 é dedicada às tecnologias aplicadas à cultura da cebola, com a participação de Flavia Panizzon Diniz e Vitor Muller Anunciato. Enquanto isso, a Estação 4 aborda a rentabilidade da cultura do trigo, incluindo cultivares, sistemas de sucessão e manejo de doenças, conduzida pelos pesquisadores Alfred Stoetzer, Fabiano Pacentchuk, Gustavo da Silveira e Juliano Almeida. Cada estação oferece aos produtores e profissionais do setor oportunidades para ampliar conhecimentos e aplicar novas técnicas em suas propriedades.
Além das estações, o evento oferece a Ciência Interativa, uma experiência voltada para jovens de 5 a 16 anos, que aproxima as novas gerações do conhecimento científico e das tecnologias aplicadas ao campo.
Programação palestras:
30 de setembro – Abertura do evento
Palestrante: Pedro Dejneka (Cowboy das Commodities)
Tema: Mercado agrícola
Horário: 10h30
Local: Auditório principal
#WinterShow2025 #Guarapuava #Agronegócio #CereaisDeInverno #InovaçãoNoCampo #TecnologiaRural #TurismoRural #AgriculturaSustentável #Paraná #EventoAgrícola
Veja Mais
-
Tragédia no Campo: Temporal provoca desmoronamento e morador é encontrado soterrado em Guarapuava
Equipe policial e Corpo de Bombeiros enfrentam acesso crítico para localizar a vítima em meio aos escombros no Assentamento Nova Geração.
08/11/2025 12h45 -
Em Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas
Cerca de 90% do município foi afetado, com danos a residências e prédios públicos, e seis mortes foram confirmadas até o momento (sendo cinco na cidade). Equipes da Cohapar e do CREA vão ajudar a mapear a situação das casas.
08/11/2025 10h55 -
12° Batalhão do Corpo de Bombeiros em Guarapuava recebe novas viaturas
Ação fortalece estrutura do Corpo de Bombeiros e garante mais agilidade no atendimento à toda a região
08/11/2025 09h30 -
Temporal causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu teve mais de 80% da cidade destruída
08/11/2025 08h10 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados neste sábado(08/11/2025)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
08/11/2025 06h01




