Região de Guarapuava registra 3.299 novas admissões no mercado de trabalho em novembro
Volume de contratações locais acompanha fluxo nacional de 1,97 milhão de novos vínculos; setor de serviços lidera indicadores regionais

O mercado de trabalho na região de Guarapuava registrou a abertura de 3.299 novas vagas de emprego com carteira assinada no mês de novembro. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o período contabilizou ainda o registro de 2.946 desligamentos.
O levantamento detalha que o setor de comércio apresentou o maior volume de contratações na região, com 1.090 das admissões totais. Na sequência, figuram o serviço (1.041) e a indústria (531). Quanto ao perfil dos novos trabalhadores, 57,53% são do sexo masculino e 64,99% possuem o ensino médio completo. A faixa etária com maior entrada no mercado foi a de 18 a 24 anos, representando 31,92% das admissões.
Indicadores Nacionais
No cenário nacional, o mercado de trabalho somou 1.979.902 admissões em novembro. No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, o país registra um total de 25.055.514 contratações. Os setores que mais impulsionaram a abertura de postos no Brasil durante o mês foram o Comércio (+78.249) e os Serviços (+75.131).
Vagas Temporárias
A modalidade de trabalho temporário registrou 101.009 contratações no país em novembro. Em âmbito estadual, o Paraná somou 6.602 admissões nesta categoria.
A modalidade tem se consolidado como uma porta de entrada para profissionais que buscam o primeiro emprego ou a recolocação no mercado durante períodos sazonais. Segundo Jefer Caldas, gerente regional da Employer Recursos Humanos em Guarapuava, o volume de contratações indica oportunidades de médio prazo.
"O registro de mais de 3,2 mil novas admissões e a movimentação das vagas temporárias reforçam o dinamismo local. O trabalho temporário é uma importante porta de entrada para o mercado e, com a projeção de 20% de efetivações para o próximo ano, torna-se um caminho estratégico para quem busca a estabilidade do contrato efetivo", afirma Caldas.
Municípios da região
Fazem parte da regional as cidades de: Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmeirinha, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é uma agência de trabalho temporário e especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.
Ascom - Employer Recursos Humanos
#Emprego #MercadoDeTrabalho #Guarapuava #Caged #TrabalhoComCarteira #VagasDeEmprego #EconomiaRegional #TrabalhoTemporário #Empregabilidade #DesenvolvimentoRegional
Veja Mais
-
Sorteadas as seis dezenas da Mega da Virada: 09-13- 21-32-33-59
O prêmio oficial é recorde, R$1,09 bilhão.
01/01/2026 13h11 -
Ataque Brutal Contra Pessoas em Situação de Rua Gera Indignação em Guarapuava
Homem e mulher são espancados durante a noite; vítima feminina sofre fratura exposta e ambos são levados às pressas ao UPA Batel
01/01/2026 12h47 -
Dom Amilton celebra na Catedral Nossa Senhora de Belém no primeiro dia do ano
Celebrado também como Dia Mundial da Paz, o 1º de janeiro trouxe forte apelo à reconciliação. Dom Amilton recordou que “Jesus é o Príncipe e Senhor da Paz”, anunciado pelo profeta Isaías, e que Maria é chamada Rainha da Paz porque foi a primeira a ser inu
01/01/2026 10h21 -
Show da Virada reúne milhares de pessoas no Parque do Lago para celebrar a chegada de 2026 em Guarapuava
Programação diversificada, fogos de baixo ruído e estrutura preparada para famílias marcaram a noite de celebração promovida pela Prefeitura
01/01/2026 08h29 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados nesta quinta-feira(01/01/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
01/01/2026 06h30



