Programa Justiça e Cidadania encerra atividades com alunos do 5º ano da rede municipal em Guarapuava

Mais de duas mil crianças participaram das atividades que aproximaram a escola do Poder Judiciário

03/10/2025 09H26

Secom-Prefeitura

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), promoveu na manhã desta quinta-feira (02), uma atividade especial no Fórum da Comarca de Guarapuava, dentro do programa “Justiça e Cidadania também se aprende na escola”. A iniciativa encerrou as ações com a participação dos alunos do 5º ano das escolas municipais Escola Municipal Capitão Wagner e da Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira. 

 

O evento contou com a presença de autoridades dos três poderes, representando o Legislativo, os vereadores Buiu Martins e Nego Silvio; o Executivo, representado pelo prefeito Denilson Baitala; e o Judiciário, representado pelas juízas Christine Kampmann Bittencourt, Carmem Silvania Zolandeck Mondin e Chélida Roberta Soterroni Heitzmann. Também estiveram presentes a promotora de Justiça Vilma Leiko Kato a representante da OAB, advogada Caroline Capote e a secretaria da educação Profª Rosana Schwartz.

 

O programa tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário da comunidade escolar, contribuindo para a formação cidadã de crianças como agentes multiplicadores de conhecimento. Além disso, proporciona aos magistrados uma compreensão mais próxima da realidade social.

 

Para a juíza Chélida Roberta Soterroni Heitzmann, a iniciativa fortalece valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa. “O programa Justiça e Cidadania também se aprende na escola já acontece há mais de 35 anos e, com muita alegria, chegou a Guarapuava. Neste ano, conseguimos envolver cerca de duas mil crianças da rede pública municipal do 5º ano. É uma ação que visa aproximar o Judiciário, desenvolver conceitos de cidadania, direitos e deveres. As crianças são o futuro da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, por isso é essencial essa aproximação com a Justiça”, destacou.

 

O desembargador Roberto Portugal Bacelar, que idealizou a cartilha que dá nome ao programa, destacou a relevância da iniciativa. “É uma alegria estar aqui em Guarapuava, dando continuidade a uma semente lançada há mais de 30 anos. Muitas vezes me perguntam se é possível ensinar cidadania às crianças, e eu digo que não só é possível, como essencial. As crianças têm criatividade e encanto que fazem toda a diferença. Essa interação desperta valores que são inesquecíveis e transformadores”, afirmou.

 

A secretária municipal de Educação, Profª Rosana Schwartz, reforçou a importância da parceria. “Durante todo o ano letivo, trabalhamos com a cartilha Justiça e Cidadania também se aprende na escola. Hoje encerramos mais uma edição desse programa que se consolida em Guarapuava, com a participação de representantes dos três poderes dialogando com as crianças sobre suas funções. Foi uma manhã de muita aprendizagem, e queremos que este programa continue, formando cidadãos conscientes para o futuro”, ressaltou.

 

Com a troca de experiências entre alunos e representantes dos poderes, o programa encerrou mais uma edição em Guarapuava mostrando que cidadania se aprende na prática, com diálogo, participação e respeito.


#JustiçaECidadania #EducaçãoGuarapuava #FormaçãoCidadã #AlunosDo5Ano #TribunalDeJustiçaPR #PrefeituraDeGuarapuava #CidadaniaNaEscola #EducaçãoQueTransforma #ParceriaPelaEducação #Jnotícias


Veja Mais