Prefeitura de Guarapuava realizou nesta segunda-feira (19) a 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Evento fortalece o movimento de promoção da igualdade racial e a representação de Guarapuava na conferência estadual

19/05/2025 21H19

Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

Na tarde desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Executiva dos Conselhos, realizou a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O tema principal foi “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, e o evento reuniu representantes da sociedade civil, autoridades e especialistas.

 

Durante o encontro, foi reafirmado o papel essencial da participação social no combate às desigualdades raciais e na construção de uma cidade mais justa e inclusiva. Um dos principais objetivos da conferência foi a eleição de delegados(as) que representarão Guarapuava na 6ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

 

A conferência foi marcada pela palestra do professor Sandro Luis Fernandes, historiador e sociólogo, com especialização pela UFPR. Em sua fala, ele abordou temas como identidade, pertencimento e o papel das instituições na superação das desigualdades raciais. Ele também é coordenador do coletivo étnico-racial do SISMMMAC e guia do Percurso Afro-Curitibano, projeto que valoriza a história e a cultura negra em Curitiba.

 

“O mais importante é garantir um espaço democrático, onde as pessoas possam se manifestar e apresentar suas dificuldades. A conferência municipal é fundamental para que tenhamos uma boa conferência estadual e, posteriormente, uma conferência nacional, com a base bem representada”, destacou o palestrante Sandro Luis Fernandes.

 

Também esteve presente a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, Helena Alves, que destacou a importância da conferência e o envolvimento do município. “O município de Guarapuava tem apoiado o fortalecimento do conselho, ajudando a sua instalação e consolidação. Enquanto Secretaria Municipal de Assistência Social, somos um dos órgãos que estão instituindo o conselho, sempre com o apoio do nosso prefeito Denilson Baitala”, afirmou.

 

Com entrada gratuita e aberto à comunidade, o evento destacou a importância de espaços de diálogo e participação popular na formulação de políticas públicas que promovam a equidade racial e o respeito à diversidade.

Veja Mais