Prefeitura de Guarapuava realizou nesta segunda-feira (19) a 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Evento fortalece o movimento de promoção da igualdade racial e a representação de Guarapuava na conferência estadual
Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava
Na tarde desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Executiva dos Conselhos, realizou a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O tema principal foi “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, e o evento reuniu representantes da sociedade civil, autoridades e especialistas.
Durante o encontro, foi reafirmado o papel essencial da participação social no combate às desigualdades raciais e na construção de uma cidade mais justa e inclusiva. Um dos principais objetivos da conferência foi a eleição de delegados(as) que representarão Guarapuava na 6ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
A conferência foi marcada pela palestra do professor Sandro Luis Fernandes, historiador e sociólogo, com especialização pela UFPR. Em sua fala, ele abordou temas como identidade, pertencimento e o papel das instituições na superação das desigualdades raciais. Ele também é coordenador do coletivo étnico-racial do SISMMMAC e guia do Percurso Afro-Curitibano, projeto que valoriza a história e a cultura negra em Curitiba.
“O mais importante é garantir um espaço democrático, onde as pessoas possam se manifestar e apresentar suas dificuldades. A conferência municipal é fundamental para que tenhamos uma boa conferência estadual e, posteriormente, uma conferência nacional, com a base bem representada”, destacou o palestrante Sandro Luis Fernandes.
Também esteve presente a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, Helena Alves, que destacou a importância da conferência e o envolvimento do município. “O município de Guarapuava tem apoiado o fortalecimento do conselho, ajudando a sua instalação e consolidação. Enquanto Secretaria Municipal de Assistência Social, somos um dos órgãos que estão instituindo o conselho, sempre com o apoio do nosso prefeito Denilson Baitala”, afirmou.
Com entrada gratuita e aberto à comunidade, o evento destacou a importância de espaços de diálogo e participação popular na formulação de políticas públicas que promovam a equidade racial e o respeito à diversidade.
Veja Mais
-
Solicitação dos cartões Educard e Vem Escolar para 2026 começa em janeiro
Processo é totalmente digital e deve ser realizado no site da Pérola do Oeste
16/12/2025 17h30 -
Operação em terra indígena no Pará resulta em mais um assassinato
Vaqueiro do Ibama foi emboscado em desintrusão determinada pelo STF
16/12/2025 15h20 -
Representantes da Secretaria Estadual de Turismo visitam Guarapuava para fortalecer o desenvolvimento do setor
Reunião na Prefeitura alinhou parcerias, investimentos em infraestrutura e ações conjuntas para impulsionar o turismo no município
16/12/2025 13h30 -
Preço do boi gordo hoje: confira as cotações para terça-feira (16)
Preço do frango resfriado apresenta queda, enquanto o suíno vivo apresenta estabilidade
16/12/2025 12h33 -
Zezé Di Camargo vira centro de polêmica e perde show bancado com verba federal
Contrato de R$ 500 mil e declarações controversas do cantor geram pressão nas redes e levam município do Sertão de PE a cancelar apresentação para evitar desgaste político.
16/12/2025 11h20




