Prefeitura de Guarapuava promove Mutirão de Triagens em parceria com o NEDDIJ e o CRAS III

Ação reforçou o trabalho conjunto entre as instituições e garantiu acesso a serviços jurídicos e psicológicos para crianças, adolescentes e famílias

25/10/2025 08H28

Foto: Secom/Prefeitura

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (24) o Mutirão de Triagens do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III. A ação foi realizada no Espaço CEU das Artes – CRAS III, das 13h30 às 16h30, com o objetivo de aproximar os serviços de atendimento jurídico e psicológico da comunidade.

 

O NEDDIJ é um projeto de extensão financiado pela Unidade Executora do Fundo Paraná (UEF) e atua na Comarca de Guarapuava. O núcleo tem como objetivo desenvolver ações de promoção e defesa do direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, a partir do trabalho de uma equipe multidisciplinar que atua em articulação com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

 

De acordo com Rafaela Modolon, advogada do NEDDIJ, o trabalho desenvolvido pelo núcleo é voltado principalmente às áreas do direito e da psicologia, com foco no atendimento de crianças e adolescentes.“A gente realiza muitos processos voltados à questão de guarda, alimentos, execução, entre outros, inclusive também alguns criminais, como atos infracionais. Hoje estamos realizando um mutirão de triagens, que é o nosso atendimento inicial, onde coletamos dados e entendemos um pouco da história da pessoa para depois encaminhar para a psicologia e, futuramente, para o direito, a fim de iniciar uma ação”, explicou Rafaela.
 

O psicólogo Lucas Rodrigues, também integrante do NEDDIJ, destacou a importância da iniciativa em levar os serviços até a população.“Hoje estamos fazendo essa ação junto com o CRAS III, visando trazer mais acessibilidade para que as pessoas possam ter seus direitos preservados. Muitos não conseguem ir até a Unicentro fazer uma triagem ou atendimento, então pensamos em vir até eles. A demanda aqui é grande e precisa ser ouvida. Nossa intenção é expandir essa ação para outros CRAS e comunidades futuramente”, afirmou.

 

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Guarapuava em garantir o acesso da população aos serviços públicos essenciais, promovendo o fortalecimento de redes de proteção social e de defesa dos direitos da infância e juventude no município.



#MutirãoDeTriagens #NEDDIJGuarapuava #DireitosDaInfância #ProteçãoSocial #CRASGuarapuava #PrefeituraDeGuarapuava #AcessoAosDireitos #AssistênciaSocial #UnicentroPR #Jnoticias

Veja Mais