Prefeitura de Guarapuava encerra programa Guarabot com competição de robótica
Iniciativa integrou tecnologia e educação ao longo do ano e formou estudantes para desafios em programação, eletrônica criativa e robótica

A Prefeitura de Guarapuava encerrou, nesta terça-feira (06), as atividades do Guarabot 2025, programa desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa, que ao longo do ano promoveu oficinas e formações em robótica, eletrônica criativa, programação, pensamento computacional e impressão 3D, envolveu estudantes do 4º ano da rede municipal de ensino.
Para o prefeito Denilson Baitala, o Guarabot representa um passo importante na construção de uma educação pública voltada ao futuro. “Esse espaço tem que ser democrático para a educação. A parceria entre Educação e Inovação é fundamental. O que queremos é que todos os guarapuavanos tenham acesso a uma educação de excelência, acelerando o desenvolvimento do raciocínio e preparando nossas crianças para o futuro”, destacou.
No encerramento do projeto, os alunos participaram de uma série de atividades práticas e da competição final de robótica, que reuniu quatro modalidades: robô goleiro, robô futebol, robô de resgate e robô sumô. Os desafios foram pensados de forma lúdica, reforçando a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Klosouski, destacou que o programa fortalece a aprendizagem ao integrar diferentes áreas do conhecimento. “O projeto desenvolve habilidades por meio da inovação, permitindo que os alunos aprendam física, química e matemática junto com a robótica. Hoje encerramos com a grande competição, e nossa meta é ampliar e preparar as crianças para disputas nacionais no próximo ano.”
Já a secretária de Educação, Profª Rosana Schwartz, ressaltou o impacto pedagógico do programa. “A robótica estimula criatividade, amplia conhecimentos e fortalece leitura, escrita e interpretação de textos, alinhada à nossa proposta de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano. É uma iniciativa que se consolida passo a passo nas escolas.”
O professor formador Marcelo Antunes Moreira explicou que o encerramento marca a celebração de um ano de descobertas. “As crianças passaram por montagem de robôs, exploração de sensores, motores e circuitos, programação e atividades de tecnologia criativa. Hoje, a competição fecha esse ciclo de forma lúdica, mas todos ganham, porque o aprendizado e a diversão caminham juntos”, afirmou. Ele adiantou ainda que a expectativa é levar as turmas para desafios intermunicipais no próximo ano.
Entre os estudantes, a experiência também ficou marcada. O aluno Abner Dias Nogaro destacou o entusiasmo ao longo das atividades. “Foi muito legal todos os dias que eu vim aqui. Montamos bastante coisa e um dos meus projetos favoritos foi o Foguete. Queremos participar de novo”, contou.
Veja Mais
-
Guarapuava entra em alerta para tempestades, ventos fortes e possibilidade de granizo
Defesa Civil classifica o risco como alto nesta segunda-feira (21); temporais podem atingir o município durante a noite e avançar pela madrugada de terça-feira
21/09/2026 21h13 -
Chegada da primavera aumenta casos de rinite e outras alergias respiratórias
Maior circulação de pólen durante a estação pode agravar rinite, asma e conjuntivite; estimativa aponta que até 25% da população da região Sul apresenta algum tipo de sensibilidade
21/09/2026 19h30 -
5ª Festa do Boi no Rolete será realizada dia 18 de outubro em Guarapuava
Presidente do Rotary Club de Guarapuava, Rodrigo de Oliveira, convida a comunidade para participar do evento no Centro de Eventos Cidade dos Lagos; recursos arrecadados serão destinados a projetos sociais
21/09/2026 18h30 -
Evento em Guarapuava debate capacitismo e direitos das pessoas com deficiência
Palestra e mesa redonda reuniram representantes de entidades e lideranças para discutir inclusão, acessibilidade e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência
21/09/2026 18h00 -
Estudantes plantam 100 árvores no Parque do Lago em Guarapuava
Ação em comemoração ao Dia da Árvore reuniu alunos de cinco escolas municipais e reforçou a importância da preservação ambiental
21/09/2026 17h05




