Prefeito de Guarapuava acompanha visita do Procurador-Geral do Estado ao programa Família Acolhedora
Encontro destacou o compromisso do município com o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Foto: Secom/Prefeitura
O prefeito de Guarapuava acompanhou, nesta sexta-feira (24), a visita do procurador-geral de justiça do Estado, Francisco Zanicotti, ao programa Família Acolhedora, iniciativa que oferece proteção e cuidado a crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar.
A agenda contou com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves, profissionais da área social e a promotora Vilma Leiko Kato, que ressaltaram o papel estratégico do programa na rede de proteção à infância e à adolescência.
Durante o encontro, o prefeito destacou o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à dignidade e ao futuro das crianças guarapuavanas. “Esse é um serviço que exige dedicação e sensibilidade. Cada criança acolhida tem uma história, e nós temos o dever de garantir a ela condições dignas de desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social lembrou que o acolhimento familiar é apenas uma das frentes da pasta, que também atua no atendimento a pessoas idosas, pessoas com deficiência e à população em situação de rua. “Cada acolhimento representa um investimento em cidadania. Quando uma criança é acolhida com amor e estrutura, transformamos realidades e fortalecemos vínculos comunitários”, destacou.
O procurador-geral do Estado elogiou a atuação do prefeito e da equipe técnica, ressaltando a sensibilidade da gestão municipal frente aos desafios da área social. “Nem todos os prefeitos se envolvem diretamente com esse tipo de programa. Em muitos municípios, esse tema é tratado de forma distante.
Aqui, vemos um prefeito presente, interessado e consciente do papel do município na proteção da infância. Isso faz toda a diferença”, afirmou.
Ele também destacou a importância do trabalho das equipes técnicas e do compromisso dos profissionais envolvidos. “É um trabalho difícil, muitas vezes invisível, mas fundamental. Quem salva uma vida, salva o mundo. E é isso que o programa Família Acolhedora faz: transforma realidades, uma criança por vez”, concluiu o procurador.
A coordenadora do programa e assistente social, Regiane Cristina Lopes de Moraes explicou que o Família Acolhedora de Guarapuava conta com equipes de plantão 24 horas, responsáveis por acolher, de forma emergencial, crianças e adolescentes encaminhados pela rede de proteção. Ela destacou ainda que o município mantém uma Casa de Passagem, que serve como apoio temporário até que seja definida a melhor forma de acolhimento para cada caso.
A visita foi encerrada com uma reunião técnica entre o procurador-geral, o prefeito e a equipe do programa, que discutiram estratégias para o fortalecimento da rede de acolhimento no município. “Quando cuidamos das nossas crianças, cuidamos do futuro de Guarapuava. Esse é um compromisso que ultrapassa governos e precisa ser contínuo”, finalizou o prefeito
#FamíliaAcolhedora #GuarapuavaPR #ProteçãoÀInfância #AcolhimentoFamiliar #AssistênciaSocial #PrefeitoDeGuarapuava #FranciscoZanicotti #CuidadoComAsCrianças #RedeDeProteção #Jnoticias
Veja Mais
-
Prefeitura de Guarapuava promove Mutirão de Triagens em parceria com o NEDDIJ e o CRAS III
Ação reforçou o trabalho conjunto entre as instituições e garantiu acesso a serviços jurídicos e psicológicos para crianças, adolescentes e famílias
25/10/2025 08h28 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados neste sábado(25/10/2025)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
25/10/2025 06h22 -
Guarapuava é contemplada com um ônibus da iniciativa “Cuida Mais Paraná” do Governo do Estado
Veículo será utilizado para fortalecer ações voltadas à pessoa idosa
24/10/2025 17h30 -
IFPR abre inscrições para curso gratuito de Especialização em Educação a Distância Profissional e Tecnológica no Polo UAB Guarapuava
Em Guarapuava, foram disponibilizadas 27 vagas para o Polo UAB, com início das aulas previsto para março de 2026
24/10/2025 15h50 -
Impulso Educação abre vagas para professores em diversas regiões do Estado do Paraná
Processo seletivo oferece oportunidades nas cidades de Curitiba, Região Metropolitana, Cascavel, Toledo, Assis e Maringá
24/10/2025 14h29



