Hackathon de Saúde Pública premia soluções inovadoras para desafios da Secretaria Municipal de Saúde

Projeto desenvolvido por estudantes propõe sistema para otimizar a gestão da frota e agilizar processos no transporte de pacientes

13/03/2026 21H10

Foto: Secom/Prefeitura

Após três dias de atividades, encerrou-se nesta sexta-feira, 13, o Hackathon de Saúde Pública promovido pelo Centro Universitário Campo Real, em parceria com o Sebrae. A iniciativa reuniu estudantes do ensino médio e da graduação para desenvolver soluções voltadas a desafios reais apresentados por diferentes departamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava. 

 

Os participantes trabalharam em equipes para analisar problemas enfrentados na rotina da gestão pública e propor ideias capazes de contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população. Ao final do evento, os grupos apresentaram suas propostas para uma banca avaliadora, que definiu os três projetos vencedores. 

 

A representante do Sebrae, Kauana Yrina, destacou o envolvimento dos participantes ao longo dos três dias de atividades e a troca de experiências entre os estudantes. “Chegamos ao terceiro dia do hackathon com o pessoal super envolvido e engajado. Misturamos alunos da graduação com estudantes do ensino médio, o que gerou uma troca muito rica. Com o acompanhamento dos mentores, professores e das secretarias envolvidas, conseguimos ver ideias muito boas sendo apresentadas”, afirmou. 

 

O primeiro lugar foi conquistado pelo projeto AgilizaFrota, desenvolvido por estudantes que propuseram a criação de um sistema digital para auxiliar na gestão da frota de veículos da saúde e no envio de relatórios administrativos. A proposta busca modernizar um processo que atualmente é realizado de forma manual. 

 

O aluno Lucas Schmidt, integrante da equipe vencedora, destacou a importância da experiência para o desenvolvimento de novas habilidades e para a construção de soluções voltadas à sociedade. “A gente conseguiu conquistar o primeiro lugar porque desenvolvemos um projeto para agilizar e otimizar o trabalho das frotas e dos serviços públicos. Isso ajuda a melhorar o atendimento às pessoas que precisam desse serviço. Participar do hackathon também foi muito importante para desenvolver habilidades que eu vou levar para o resto da vida”, afirmou. 

 

O desafio que originou o projeto foi apresentado pelo Departamento de Transporte Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde. Para o diretor do setor, Isaías Nogueira Leal, a proposta tem potencial para contribuir com melhorias nos processos internos. “Foi um projeto bem inovador e muito bem pensado. A ideia deles pode se agregar ao trabalho da Secretaria de Saúde e do setor de transporte, ajudando a resolver algumas dificuldades que enfrentamos, principalmente relacionadas ao tempo, ao uso de papel e à agilidade nos processos”, avaliou. 

 

Além do reconhecimento durante o evento, as equipes vencedoras receberam incentivos para o desenvolvimento das ideias apresentadas. O grupo classificado em primeiro lugar recebeu a pré-incubação da proposta e mentoria individual de carreira. A equipe que ficou em segundo lugar foi contemplada com a pré-incubação e mentoria em grupo, enquanto o terceiro colocado recebeu o prêmio de pré-incubação da ideia.




#Hackathon #SaudePublica #Inovacao #Tecnologia #Guarapuava #CampoReal #Sebrae #Empreendedorismo #Estudantes #TecnologiaNaSaude #GestaoPublica #InovacaoPublica #Parana #PortalJNoticias

Veja Mais