Guarapuava inicia castrações do Programa Municipal para animais de famílias de baixa renda e ONGs
Primeiros mil animais já começaram a ser castrados em clínicas credenciadas, e programa segue com vagas abertas para tutores de baixa renda e ONGs
Secom-Prefeitura
A Prefeitura de Guarapuava deu início, nesta semana, às castrações do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. Nesta etapa, estão sendo atendidos os primeiros mil animais cadastrados, pertencentes a famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, e também animais acolhidos pelas ONGs de proteção animal do município.
Os tutores estão sendo comunicados individualmente pela equipe do Departamento de Proteção Animal para realizar o agendamento nas clínicas credenciadas, que são três no total: duas em Guarapuava e uma no Distrito de Entre Rios. O objetivo é garantir organização, segurança e uma experiência tranquila para os tutores e seus animais.
Acolhimento especial e processo seguro
Todo o processo é pensado para ser ágil e seguro. Assim que o tutor é chamado para agendar, ele comparece à clínica para confirmar os dados e levar o animal para o procedimento. Como explica a médica veterinária, Ana Cecília Messas. “A gente quer que esses tutores tenham uma experiência favorável. Recebemos da prefeitura o cadastro, entramos em contato, fazemos o cadastro dos animais e, quando o paciente chega com o tutor, só imprimimos a ficha, pesamos, identificamos e recolhemos. Durante o procedimento, colocamos o chip obrigatório e avisamos o tutor assim que o animal está liberado”, explicou a médica veterinária responsável pelo atendimento.
Sobre o procedimento cirúrgico, a médica veterinária reforça que a cirurgia para castração é de baixa complexidade mas destaca a importância do cuidado pós-operatório. “É um procedimento minimamente invasivo. O corte é pequeno, todos passam por exame clínico prévio e tudo é feito com muita segurança. Os tutores recebem toda a medicação necessária, sem custo e já saem com a data marcada para remover os pontos. Isso é fundamental, porque o ponto externo não é absorvível e se não for retirado, pode causar inflamação”.
Entre os tutores atendidos, o sentimento é de gratidão. A moradora Juliana Aparecida Ferreira, levou quatro animais para castrar e elogiou a iniciativa. “Eu trouxe dois gatos e dois cachorros. É muito importante, até para a saúde deles. Evita muitas crias, evita os cachorros andando atrás das fêmeas, e os gatos sumindo e voltando machucados. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.
Programa segue com vagas abertas
A Prefeitura de Guarapuava informa que ainda há vagas para novos cadastros, que serão incluídos nos lotes seguintes do programa. Para fazer o cadastro basta comparecer a Secretaria de meio Ambiente (SEMAG), com sede no Parque das Araucárias às margens da BR 277, levando os documentos solicitados.
Quem pode participar:
Tutores de baixa renda (com CadÚnico)
ONGs de proteção animal devidamente regulamentadas
Documentos necessários para o cadastro
Documento de identificação (RG e CPF)
Comprovante de residência
Folha resumo do CadÚnico (para comprovar baixa renda).
Após a inscrição, a equipe do Departamento de Proteção Animal entra em contato para orientar o tutor sobre o agendamento da castração em uma das clínicas credenciadas. O programa reforça o compromisso do município com o bem-estar animal, o controle populacional responsável e a construção de uma cidade mais segura e saudável para todos.
Outras informações pelo telefone/WhatsApp do Departamento de Proteção Animal: (42) 3142-1819.
#jnoticias #guarapuava #castração #cão #cachorro
Veja Mais
-
Guarapuava realiza Dia D de Vacinação neste sábado (08) em três pontos da cidade
Ação acontece no Centro Municipal de Imunização e nos supermercados Unimax e Dal Pozzo (Vila Bela), com foco na atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e oferta de vacinas para toda a população conforme o Calendário
05/08/2026 18h31 -
Prefeitura inicia curso de Libras para servidores e fortalece atendimento inclusivo à população surda
Capacitação reúne servidores de diferentes secretarias e busca ampliar a acessibilidade e qualificar o atendimento à comunidade surda em Guarapuava
05/08/2026 18h00 -
RPC Ventures surge para transformar marcas validadas em líderes de categoria
O fundo contará com a expertise da RPC em construir marcas e gerar demanda a favor de empresas que querem vender mais e crescer pela força da comunicação.
05/08/2026 17h30 -
Prefeitura interdita entorno de fábrica atingida por incêndio em SP
População deve ficar atenta a sintomas de intoxicação
05/08/2026 16h25 -
Clínica de Saúde da Mulher inicia mutirão do DIU de Cobre com expectativa de atender 200 mulheres
Ação teve início nesta quarta-feira (05) e segue nos dias 6 e 7 de agosto, ampliando o acesso ao DIU de Cobre e promovendo a capacitação de enfermeiras em parceria com a 5ª Regional de Saúde e a Unicentro
05/08/2026 15h30



