Governança Mirim participa de visita educativa à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Crianças da Escola Abílio Fabriciano vivenciaram oficinas e mostraram propostas criadas durante as atividades da Escola Integral
Secom-Prefeitura
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, recebeu hoje (24) a visita dos Governantes Mirins das Cidades Inteligentes, projeto desenvolvido na Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira com as turmas dos 5º anos A, B e C. Durante o encontro, as crianças apresentaram parte do trabalho desenvolvido na Oficina de Empreendedorismo, realizada nas escolas integrais do município e participaram de oficinas propostas pela secretaria.
A atividade consistia em imaginar e construir, de forma simples e divertida, como seria uma cidade inteligente criada por eles. A partir do estudo do mapa de Guarapuava, as turmas desenharam suas próprias cidades fictícias e pensaram em lugares importantes, como escolas, praças, ruas e serviços que consideram essenciais. No final, cada grupo apresentou suas ideias, mostrando como imaginam uma cidade melhor para o futuro.
A diretora do Departamento de Cidades Inteligentes, Fernanda Mossolin Bona, destacou a alegria em receber as crianças e ressaltou a importância do projeto, explicando que os alunos da Escola Abílio participam da Oficina de Empreendedorismo das escolas integrais e integram a Governança Mirim de Cidades Inteligentes, pensando desde cedo na cidade do futuro. Jéssica Kiczevi, diretora do Departamento do Centro de Inovação, complementou afirmando que iniciativas como essa aproximam os estudantes da vivência prática da inovação, tornando-os protagonistas no processo de aprendizagem e no entendimento sobre como se constrói uma cidade.
A professora responsável pelo projeto, Rita Cláudia, explicou como surgiu a ideia de unir matemática, mapa e empreendedorismo em sala de aula. “Ao iniciar esse trabalho, pensei em como colocar a matemática no dia a dia deles. Assim, surgiu a ideia de estudar o mapa de Guarapuava e, a partir disso, criar uma cidade fictícia. Escolhemos a melhor cidade, que se tornou a cidade da turma, com governantes, planos de governo e eleição. A intenção é mostrar que eles são o futuro da cidade e precisam pensar lá na frente o que querem para si. No futuro serão empreendedores, comerciantes, quem sabe até governantes.”, destacou.
Projetos como a Governança Mirim de Cidades Inteligentes têm papel fundamental na formação das novas gerações. Ao participar de atividades que estimulam o pensamento crítico, a liderança e a visão de futuro, as crianças compreendem que fazem parte da construção da cidade em que vivem. Daqui a alguns anos, serão elas que ocuparão os espaços de decisão, liderando projetos, empreendimentos e políticas públicas. Investir nesse protagonismo infantil é preparar cidadãos mais conscientes, criativos e comprometidos com o desenvolvimento de Guarapuava.
Participando ativamente da apresentação, a aluna Helena Lamaison Fabiane contou o que significou fazer parte do projeto. “Hoje a gente está aqui na Secretaria Tecnológica, fazendo um projeto sobre a nossa cidade e o que queremos para o futuro. Gostei muito do aprendizado que estamos tendo, pensando no que já tivemos e no que queremos ainda ter: mais espaços, mais coisas na cidade. Minhas colegas estão fazendo a cidade que queremos para o futuro, como se ela fosse nossa.”, disse.
Veja Mais
-
Governo libera R$ 64,3 milhões para segurança alimentar e comunidades indígenas
Recursos serão destinados à compra de alimentos da agricultura familiar e a ações sociais e culturais que devem alcançar cerca de 1,3 mil comunidades indígenas
22/09/2026 11h15 -
Temporal provoca estragos em várias cidades do Paraná com ventos de quase 125 km/h
Apucarana teve rajada de 124,9 km/h, enquanto Formosa do Oeste foi castigada pelo granizo; temporais atingiram municípios de diferentes regiões do Estado
22/09/2026 10h00 -
Primavera começa nesta terça-feira e marca mudança de estação em Guarapuava
Nova estação começa oficialmente nesta terça-feira (22) e traz dias mais longos, aumento gradual das temperaturas e o período de florescimento de diversas espécies
22/09/2026 09h00 -
Helicóptero com cantor Rick e empresário Bruno Avelar segue desaparecido em Santa Catarina
FAB e Corpo de Bombeiros intensificam buscas nesta terça-feira (22) na Serra Catarinense; aeronave levava ainda um videomaker e o piloto
22/09/2026 08h30 -
Secretaria de Obras de Guarapuava promove palestra sobre saúde mental para servidores
Encontro com médico psiquiatra abordou prevenção, informação e cuidados com a saúde mental dentro e fora do ambiente de trabalho
22/09/2026 08h09



