Fachin se encontra com o Papa Leão XIV antes de assumir presidência do STF

Ministro participou do Jubileu dos Operadores da Justiça no Vaticano e destacou importância da justiça social

20/09/2025 18H15

Vatican News/Divulgação

A poucos dias de tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin esteve neste sábado (20) no Vaticano, onde se encontrou com o papa Leão XIV.

O encontro ocorreu durante o Jubileu dos Operadores da Justiça, realizado na Praça de São Pedro, que reuniu juízes, advogados, procuradores e profissionais do direito de todo o mundo. Devido ao grande número de peregrinos neste ano, a celebração foi deslocada para a área externa da praça, permitindo maior proximidade do pontífice com os participantes.

Católico, Fachin acompanhou o discurso do papa, que destacou que a justiça “não pode ser reduzida à mera aplicação da lei ou à atuação dos juízes”, mas deve se concretizar quando busca igualdade em dignidade e oportunidades. Leão XIV também citou ensinamentos de Santo Agostinho ao afirmar que “sem justiça não se pode administrar o Estado; é impossível que haja direito em um Estado onde não há verdadeira justiça”.

Após a cerimônia, Fachin entrou na fila e cumprimentou o papa. Segundo o STF, o ministro custeou pessoalmente a viagem, organizada em articulação com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Posse no STF

Edson Fachin assume a presidência do Supremo em solenidade marcada para 29 de setembro, tendo o ministro Alexandre de Moraes como vice. Eleitos em agosto em votação simbólica, ambos terão mandato de dois anos (2025-2027).

Como presidente, Fachin será responsável por organizar a pauta do plenário, conduzir as sessões e administrar o Poder Judiciário, incluindo a elaboração e o encaminhamento do orçamento.


Fonte: Agência Brasil

Veja Mais