Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres
Será na próxima quarta-feira (4), no Setor Militar Urbano, em Brasília
divulgação/Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília, a Seleção Complementar do Alistamento Militar Inicial — etapa decisiva do processo de incorporação de jovens às fileiras da força terrestre.

Pela primeira vez, mulheres participam da seleção complementar, ampliando a presença feminina no processo de ingresso e refletindo o fortalecimento de políticas institucionais voltadas à inclusão, à diversidade e à valorização do potencial das mulheres no âmbito da defesa nacional.
Em todo o território nacional, mais de 33 mil jovens se alistaram em 2025. Para a fase de seleção complementar, mais de 260 mil candidatos, homens e mulheres, foram convocados. Somente em Brasília, mais de 900 jovens do sexo feminino foram chamados a participar dessa fase.
Durante a atividade, as candidatas passarão por revisão médica e odontológica, exames e avaliações de habilidades específicas, além de entrevista individual, conforme os critérios previstos na legislação vigente, assim como os candidatos do sexo masculino. Os jovens considerados aptos serão incorporados em março, quando terão início as atividades de formação militar.
O serviço militar aproxima os jovens da Instituição e evidencia valores como cidadania, disciplina e patriotismo, além de simbolizar novas oportunidades para homens e mulheres que desejam servir ao país com dedicação, competência e espírito cívico. Por todo o Brasil, serão incorporadas 1.010 mulheres no Exército Brasileiro, sendo 182 na capital federal.
#ExércitoBrasileiro #AlistamentoMilitar #SeleçãoComplementar #ServiçoMilitar #MulheresNoExército #Inclusão #DefesaNacional #Brasília #SMU #Cidadania #Patriotismo #ForçaTerrestre #IgualdadeDeGênero #Brasil
Veja Mais
-
RPC Ventures surge para transformar marcas validadas em líderes de categoria
O fundo contará com a expertise da RPC em construir marcas e gerar demanda a favor de empresas que querem vender mais e crescer pela força da comunicação.
05/08/2026 17h30 -
Prefeitura interdita entorno de fábrica atingida por incêndio em SP
População deve ficar atenta a sintomas de intoxicação
05/08/2026 16h25 -
Clínica de Saúde da Mulher inicia mutirão do DIU de Cobre com expectativa de atender 200 mulheres
Ação teve início nesta quarta-feira (05) e segue nos dias 6 e 7 de agosto, ampliando o acesso ao DIU de Cobre e promovendo a capacitação de enfermeiras em parceria com a 5ª Regional de Saúde e a Unicentro
05/08/2026 15h30 -
Vestibular Unicentro 2027 abre inscrições com 1.154 vagas em 43 cursos de graduação
Candidatos podem se inscrever até 3 de setembro; provas serão aplicadas em outubro em oito cidades do Paraná
05/08/2026 14h35 -
Flávio Roscoe é confirmado pelo PL como candidato ao Governo de Minas Gerais nas eleições de 2026
Ex-presidente da FIEMG é oficializado pelo Partido Liberal e entra na disputa pelo Palácio Tiradentes
05/08/2026 13h00




