Eleições 2026: Avante oficializa Augusto Cury como candidato à Presidência da República

Escritor e psiquiatra defende semipresidencialismo e confirma que negociações com Romeu Zema não avançaram

04/08/2026 07H30

O partido Avante oficializou nesta segunda-feira (3) a candidatura do escritor, psiquiatra e professor Augusto Cury à Presidência da República nas eleições de 2026. A decisão foi confirmada durante a convenção nacional da legenda, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O nome do candidato a vice-presidente ainda não foi anunciado.

Durante o discurso aos filiados e dirigentes do partido, Cury afirmou que pretende defender mudanças no modelo de governo brasileiro. Entre as principais propostas apresentadas está a adoção do semipresidencialismo, sistema no qual o presidente da República concentraria as funções estratégicas do Estado, enquanto um primeiro-ministro seria responsável pela administração cotidiana do governo.

O candidato também comentou as conversas que mantinha com o governador de Minas Gerais e candidato do Novo à Presidência, Romeu Zema. Segundo Cury, as negociações para uma possível chapa conjunta não prosperaram e, neste momento, a possibilidade de uma aliança entre os dois partidos está praticamente descartada.

A oficialização da candidatura ocorre na reta final das convenções partidárias, que se encerram na próxima quarta-feira (5). Após essa etapa, os partidos terão até 15 de agosto para registrar oficialmente seus candidatos junto à Justiça Eleitoral.

Augusto Cury, conhecido nacional e internacionalmente por sua atuação como escritor e psiquiatra, faz sua estreia na disputa por um cargo eletivo e passa a integrar a lista de candidatos que concorrerão ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro.



 #Eleições2026 #AugustoCury #Avante #Política #PortalJNotícias

Veja Mais