Defensoria Pública do Paraná realiza mutirão só para mulheres nesta sexta-feira (25)

O mutirão vai acontecer das 13h às 17h na sede da DPE-PR em Guarapuava, na Avenida Manoel Ribas, número 2537, Centro.

23/03/2022 16H35

foto: reprodução

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) faz, na próxima sexta-feira (25 de março), um mutirão de assistência jurídica na área de família às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. É parte do projeto "Mutirão de Atendimento Mulheres em Foco", que tem o objetivo de incentivar a atuação das sedes da DPE-PR pelo Paraná a realizar trabalhos de mobilização. O projeto, que faz parte do mês de março, marcado pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres no dia 8, é um trabalho também do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPE-PR (Nudem) e da Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná (Adepar).

Segundo a Defensora Pública de Guarapuava, Mariela Reis Bueno, a mobilização é muito importante para chamar e estimular a população em geral a se mobilizar contra a violência doméstica e familiar. “Acreditamos que esse dia de mutirão, para além de um atendimento processual, será uma forma de mobilizar e sensibilizar a sociedade para o fim de todos os tipos de violência contra a mulher, que infelizmente atinge também crianças e adolescentes. Por isso, abrimos as portas da Defensoria de Guarapuava para acolher as mulheres e suas demandas”, afirmou.

O mutirão vai acontecer das 13h às 17h na sede da DPE-PR em Guarapuava, na Avenida Manoel Ribas, número 2537, Centro. Também serão atendidas todas as mulheres que precisarem de assistência do setor de Execução Penal. Para os homens que precisarem de atendimento, a DPE orienta que procurem a sede em outros dias, com atendimento normal. 

Para as mulheres que quiserem comparecer ao mutirão, é importante levar carteira de vacinação contra a Covid-19 (vacinas devem estar em dia), RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos, comprovante de bens, cópia do Boletim de Ocorrência ou Medida Protetiva. Também é preciso levar o nome, endereço e telefone do autor da violência.

De acordo com a coordenadora do Nudem, Mariana Martins Nunes, o mutirão “Mulheres em Foco” contou com a adesão de várias sedes do interior, como Guarapuava. “A importância de ações como essa, para além de possibilitar o acesso facilitado das mulheres à Defensoria Pública durante o evento, é servir de oportunidade para que o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres seja inserido na agenda de todas as sedes da Defensoria Pública como uma questão prioritária a ser observada durante todo o ano, firmando-se um compromisso institucional neste sentido”, reforçou Mariana. Segundo ela, o evento possibilita também a capacitação das equipes de Defensoras(es), Servidoras (es) e Estagiárias(os), além de colaborar para educação em direitos da população em geral, com distribuição de cartilhas e promoção de palestras.

Confira o convite da Assistente Social da Defensoria de Guarapuava.


Veja Mais