Contribuintes já podem parcelar dívidas municipais no cartão de crédito por meio do Prefig

Esta é a primeira vez na história do programa que a modalidade de parcelamento no cartão de crédito está sendo oferecida aos contribuintes como forma de pagamento

22/10/2025 11H30

Secom-Prefeitura

O Programa de Recuperação Fiscal de Guarapuava (Prefig) passa a oferecer a opção de parcelamento de débitos municipais via cartão de crédito e PIX. A iniciativa facilita o pagamento de tributos atrasados como IPTU, ISS e taxas diversas, garantindo aos contribuintes mais praticidade e flexibilidade.

 

A nova modalidade é operada pelo Banco do Brasil, mas está disponível para cartões de qualquer instituição. Não é necessário ser cliente do banco para utilizar o serviço.

 

“O contribuinte consegue manter as condições do Prefig com desconto de 100% em juros e multas, e ainda pode parcelar esse valor no cartão de crédito,  diretamente com o banco. Todo o processo é feito por meio da plataforma bancária, sem vínculo com a Prefeitura”, explica o secretário municipal de Finanças, Luciano Crotti. 

Além de permitir a regularização de dívidas com condições vantajosas, aderir ao Prefig evita restrições no cadastro do contribuinte como inclusão no SPC, Serasa, Protesto e previne a abertura de ações judiciais.

Como aderir ao Prefig

Para aderir ao programa, é necessário que o titular da dívida compareça pessoalmente à sede da Prefeitura de Guarapuava. No local, a equipe faz a verificação da dívida, que pode ser localizada por CPF.

 “Se a forma de pagamento escolhida for o cartão de crédito, o contribuinte precisa ter limite disponível. Se optar pelo PIX, é preciso autorização do banco, que normalmente é feita na hora”, explica o secretário.


Descontos específicos

 No caso de multas aplicadas durante a pandemia da Covid-19, o desconto é de 60% do valor total da dívida, com isso, o contribuinte vai pagar 40% do que deve ao município, tendo também o desconto de 100% de juros e multas. 

Investimentos para a cidade

Com o Prefig, além de facilitar a regularização fiscal da população, a Prefeitura reforça a arrecadação municipal, viabilizando novos investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

Veja Mais