Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya informatiza acervo e disponibiliza consulta online
Com mais de 37 mil exemplares cadastrados no sistema Biblivre, leitores agora podem pesquisar livros pela internet e verificar a disponibilidade antes de ir até a biblioteca
Secom-Prefeitura
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura, informa que a Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya concluiu a informatização de todo o seu acervo. A modernização passa a permitir que empréstimos, devoluções e consultas ao catálogo sejam realizados por meio do sistema Biblivre, disponível para acesso online [AQUI].
Com a implantação do novo sistema, os leitores podem pesquisar, de forma rápida e prática, se o livro desejado está disponível diretamente de casa. Atualmente, a biblioteca conta com aproximadamente 37 mil exemplares, o que tornava o processo de busca e controle mais demorado quando realizado manualmente.
A bibliotecária Gabriele Korp destacou que a mudança representa um marco para o espaço. “A Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya agora conta com o acervo informatizado. Isso significa que os leitores podem pesquisar quais livros temos aqui sem sair de casa. É mais conforto para o usuário e mais eficiência para a equipe”, explica.
Além de facilitar a consulta, o sistema também permite a geração de relatórios detalhados sobre a movimentação da biblioteca. Segundo Gabriele, a ferramenta possibilita identificar os livros mais emprestados, os gêneros mais procurados, os leitores mais assíduos e os casos de devolução em atraso. “Esses dados nos ajudam a fazer uma gestão mais estratégica do acervo e a planejar futuras aquisições de forma mais consciente”, completa.
Na prática, ao acessar o sistema e clicar em “Pesquisa Bibliográfica”, o leitor pode digitar o título da obra ou o nome do autor para verificar a disponibilidade. O sistema informa se o exemplar está disponível ou emprestado, permitindo que o usuário já se organize para a retirada.
Apesar da consulta online, a retirada e a devolução dos livros continuam sendo realizadas presencialmente na biblioteca. O sistema informatiza o processo de registro, mas não se trata de uma biblioteca virtual, ou seja, os livros não estão disponíveis para leitura digital.
A informatização representa um avanço significativo no atendimento ao público e coloca a Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya em sintonia com as bibliotecas contemporâneas, marcando a transição de um modelo baseado em fichas de papel para a era digital. A iniciativa reforça o compromisso do município em acompanhar a evolução tecnológica e ampliar o acesso qualificado ao conhecimento.
Veja Mais
-
Alerta de tempestades: Paraná pode ter chuva forte, ventos intensos e granizo
Frente fria aumenta a instabilidade na Região Sul e Inmet mantém aviso de perigo para tempestades no Paraná neste fim de semana
19/09/2026 14h30 -
Suspeito de furto em residência é abordado pela ROTAM em Pinhão
Câmeras de segurança registraram possível autor; celular, dinheiro e outros objetos foram levados de uma residência no bairro São José
19/09/2026 12h00 -
Homem de 39 anos morre após acidente de trabalho em Pinhão
Vítima sofreu trauma no tórax e chegou a ser encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos
19/09/2026 10h00 -
Caminhada em alusão à vida reúne profissionais e comunidade durante o Setembro Amarelo
Ação percorreu a Rua XV de Novembro até o Parque do Lago e contou com momento de dança ao final da atividade
19/09/2026 08h00 -
Falecimentos em Guarapuava e Região: confira os sepultamentos deste sábado(19/09/2026)
Nossos sentimentos aos familiares e amigos
19/09/2026 06h30



