Banco Central questiona decisão monocrática do ministro Jhonatan de Jesus no TCU
Autarquia pede revisão colegiada de despacho que determinou inspeção no caso Banco Master
foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Banco Central do Brasil apresentou recurso ao Tribunal de Contas da União (TCU) contestando a decisão monocrática do ministro Jhonatan de Jesus, que determinou a realização de uma inspeção na autarquia no âmbito do processo de liquidação extrajudicial do Banco Master.
No pedido, a Procuradoria-Geral do Banco Central argumenta que, conforme o regimento interno do TCU, ordens de inspeção devem ser deliberadas de forma colegiada pelas câmaras do tribunal, e não por despacho individual de ministro. A autarquia solicita que a Corte esclareça se houve decisão colegiada que fundamentou a determinação ou, caso não exista, que o tema seja submetido à Primeira Câmara.
A inspeção foi determinada após questionamentos sobre a nota técnica encaminhada pelo Banco Central ao tribunal, que tratava dos fundamentos utilizados no processo de liquidação da instituição financeira. O caso ganhou repercussão por envolver decisões de supervisão e controle com impacto direto no sistema financeiro nacional.
O episódio reacende o debate sobre os limites do controle externo exercido pelo TCU e a autonomia técnica do Banco Central, especialmente em processos sensíveis ligados à estabilidade do sistema financeiro.
#BancoCentral #TCU #JhonatanDeJesus #BancoMaster #SistemaFinanceiro #Economia #Fiscalização #AutonomiaBC #ControleExterno #NotíciasBrasil
Veja Mais
-
Moradores de Guarapuava podem sugerir mudanças no Plano Diretor até 1º de outubro
População pode apresentar propostas sobre mobilidade, habitação, meio ambiente, infraestrutura e outros temas que vão orientar o desenvolvimento do município até 2036
20/09/2026 09h00 -
Criança de 9 anos é atingida por disparo na cabeça em Guarapuava; homem de 19 anos é preso
Ocorrência foi registrada no bairro Boqueirão neste sábado (19); Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do disparo
20/09/2026 07h30 -
Falecimentos em Guarapuava e Região: confira os sepultamentos deste domingo(20/09/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
20/09/2026 06h30 -
TSE suspende atos de campanha de Deltan Dallagnol ao Senado pelo Paraná
Decisão liminar impede candidato do Novo de fazer propaganda, participar de debates e utilizar recursos públicos de campanha até análise do recurso contra seu registro
19/09/2026 23h19 -
STF mantém por unanimidade condenação de Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses
Primeira Turma rejeitou recurso apresentado contra a condenação do ex deputado pelo crime de coação no curso do processo; julgamento terminou nesta sexta feira (18)
19/09/2026 16h33



