Alunos da Escola Santa Teresinha visitam a Prefeitura e conhecem na prática o funcionamento do Poder Executivo
Visita incluiu passagem por diferentes departamentos da prefeitura, onde servidores explicaram aos alunos as funções de cada área

Na tarde desta sexta-feira (06), cerca de 40 alunos de dois quintos anos da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus participaram de uma visita educativa à Prefeitura de Guarapuava. A atividade teve como objetivo apresentar, de forma prática, como funciona a administração municipal e o papel dos poderes públicos.
Na visita, os estudantes conheceram o gabinete do prefeito Denilson Baitala, representante do Poder Executivo no município. Na ocasião, cada turma entregou uma carta ao prefeito com pedidos e sugestões do que consideram importante para a cidade.
O prefeito Denilson Baitala destacou a importância de aproximar os estudantes da administração pública e conhecerem como funciona a gestão municipal. “Essa é uma oportunidade para que eles entendam como são tomadas as decisões para Guarapuava. Aqui na prefeitura nós nos reunimos com os secretários, discutimos as demandas da cidade e buscamos soluções para melhorar a vida da população. Administrar um município também é saber ouvir as pessoas e trabalhar em equipe, porque ninguém faz nada sozinho. Esses alunos são o futuro da nossa cidade e é importante que desde cedo conheçam e se interessem pela vida pública”, afirmou.
Além do gabinete do prefeito, os alunos também passaram pelo gabinete da vice-prefeita Rosângela Virmond e visitaram setores da administração municipal, como as secretarias de Administração, Finanças e Comunicação Social, o Departamento de Recursos Humanos e a Procuradoria Geral do Município. Em cada um dos locais, os responsáveis pelos departamentos explicaram aos estudantes quais são as funções de cada área e como esses setores contribuem para o funcionamento da cidade.
A coordenadora pedagógica dos anos iniciais da escola, Tricia Rodrigues Leutner Felchak, destacou que experiências práticas ajudam a fortalecer o aprendizado dos alunos. “Para a criança, tudo que é mais palpável, visual e que envolve experiência acaba ficando mais marcado. É diferente de apenas discutir esses temas em sala de aula. Quando eles vêm até o ambiente onde isso acontece e conhecem o chefe do poder em Guarapuava, isso se torna muito mais significativo”, afirmou.
Entre os alunos, a visita também despertou interesse sobre o funcionamento da gestão pública. O estudante do 5º ano B, Lucas Andrade, contou que a experiência ajudou a entender melhor como a prefeitura atua no dia a dia da cidade. “Eu achei muito legal aprender o que cada parte da prefeitura administra. É um conteúdo importante para as pessoas saberem. Hoje eu aprendi que tem setores que administram o dinheiro para coisas públicas, como consertar parquinhos, banheiros públicos e calçadas”, disse.
Após a visita, já na escola, os alunos darão continuidade à atividade pedagógica com a realização de exercícios e dinâmicas em sala de aula. As atividades têm como objetivo reforçar e fixar os conteúdos apresentados durante o tour pelos setores da administração municipal, retomando os conceitos sobre o funcionamento dos poderes públicos e o papel de cada área da prefeitura no atendimento às demandas da população de Guarapuava. A proposta é que os estudantes reflitam sobre o que observaram durante a visita e relacionem a experiência prática com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Confira a galeria de fotos da visita da Escola Santa Teresinha a Prefeitura de Guarapuava, AQUI.
Veja Mais
-
STF mantém por unanimidade condenação de Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses
Primeira Turma rejeitou recurso apresentado contra a condenação do ex deputado pelo crime de coação no curso do processo; julgamento terminou nesta sexta feira (18)
19/09/2026 16h33 -
Alerta de tempestades: Paraná pode ter chuva forte, ventos intensos e granizo
Frente fria aumenta a instabilidade na Região Sul e Inmet mantém aviso de perigo para tempestades no Paraná neste fim de semana
19/09/2026 14h30 -
Suspeito de furto em residência é abordado pela ROTAM em Pinhão
Câmeras de segurança registraram possível autor; celular, dinheiro e outros objetos foram levados de uma residência no bairro São José
19/09/2026 12h00 -
Homem de 39 anos morre após acidente de trabalho em Pinhão
Vítima sofreu trauma no tórax e chegou a ser encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos
19/09/2026 10h00 -
Caminhada em alusão à vida reúne profissionais e comunidade durante o Setembro Amarelo
Ação percorreu a Rua XV de Novembro até o Parque do Lago e contou com momento de dança ao final da atividade
19/09/2026 08h00




