A Geração Z tem sido um desafio para as empresas: 95% dos jovens reconhecem que se distraem e evitam as tarefas durante o expediente
34% da Geração Z admite sair do trabalho antes do fim do turno
Foto: Internet/Freepik
A Geração Z tem se mostrado cada vez mais em desacordo com os padrões tradicionais de trabalho, o que não é mais uma surpresa. No entanto, ainda impressiona a diferença em relação às gerações mais velhas.
De acordo com um estudo da PapersOwl, 95% dos jovens afirmam se ausentar do trabalho durante o expediente. Além disso, muitos deles admitiram comportamentos questionáveis, como sair mais cedo, usar recursos da empresa para fins pessoais ou até mesmo dormir no trabalho. Das 15 formas de evasão listadas, a maioria reconheceu ter praticado pelo menos uma delas.
A ousadia da Geração Z na jornada de trabalho
Entre as diversas maneiras que a Geração Z encontra para contornar os limites estabelecidos pelas empresas, as mais comuns são sair mais cedo do trabalho (34%), fingir estar doente e tirar o dia de folga (27%).
Logo atrás, com porcentagens abaixo de 20%, estão outras formas de evasão, como chegar atrasado, praticar a "demissão silenciosa", usar IA para realizar tarefas, tirar cochilos durante o teletrabalho, registrar mais horas do que realmente trabalharam e utilizar ferramentas ou softwares da empresa para hobbies pessoais ou segundos empregos.
Qual a melhor maneira de abordar os anseios das novas Gerações?
A Geração Z usa truques, muitas vezes aprendidos nas mídias sociais, como forma de protesto contra as condições de trabalho, sem confrontos diretos.
Suas principais motivações incluem salários mais altos, um ambiente de trabalho saudável, a necessidade de sustentar suas famílias e uma cultura de reconhecimento e desafios.
A resposta dos pesquisadores do estudo sugerem que, ao invés de controles rígidos, a implementação de comunicação aberta, flexibilidade e foco na saúde mental dos funcionários seriam estratégias mais eficazes para reduzir as ausências.
Veja Mais
-
Solicitação dos cartões Educard e Vem Escolar para 2026 começa em janeiro
Processo é totalmente digital e deve ser realizado no site da Pérola do Oeste
16/12/2025 17h30 -
Operação em terra indígena no Pará resulta em mais um assassinato
Vaqueiro do Ibama foi emboscado em desintrusão determinada pelo STF
16/12/2025 15h20 -
Representantes da Secretaria Estadual de Turismo visitam Guarapuava para fortalecer o desenvolvimento do setor
Reunião na Prefeitura alinhou parcerias, investimentos em infraestrutura e ações conjuntas para impulsionar o turismo no município
16/12/2025 13h30 -
Preço do boi gordo hoje: confira as cotações para terça-feira (16)
Preço do frango resfriado apresenta queda, enquanto o suíno vivo apresenta estabilidade
16/12/2025 12h33 -
Zezé Di Camargo vira centro de polêmica e perde show bancado com verba federal
Contrato de R$ 500 mil e declarações controversas do cantor geram pressão nas redes e levam município do Sertão de PE a cancelar apresentação para evitar desgaste político.
16/12/2025 11h20



