A Geração Z tem sido um desafio para as empresas: 95% dos jovens reconhecem que se distraem e evitam as tarefas durante o expediente
34% da Geração Z admite sair do trabalho antes do fim do turno
Foto: Internet/Freepik
A Geração Z tem se mostrado cada vez mais em desacordo com os padrões tradicionais de trabalho, o que não é mais uma surpresa. No entanto, ainda impressiona a diferença em relação às gerações mais velhas.
De acordo com um estudo da PapersOwl, 95% dos jovens afirmam se ausentar do trabalho durante o expediente. Além disso, muitos deles admitiram comportamentos questionáveis, como sair mais cedo, usar recursos da empresa para fins pessoais ou até mesmo dormir no trabalho. Das 15 formas de evasão listadas, a maioria reconheceu ter praticado pelo menos uma delas.
A ousadia da Geração Z na jornada de trabalho
Entre as diversas maneiras que a Geração Z encontra para contornar os limites estabelecidos pelas empresas, as mais comuns são sair mais cedo do trabalho (34%), fingir estar doente e tirar o dia de folga (27%).
Logo atrás, com porcentagens abaixo de 20%, estão outras formas de evasão, como chegar atrasado, praticar a "demissão silenciosa", usar IA para realizar tarefas, tirar cochilos durante o teletrabalho, registrar mais horas do que realmente trabalharam e utilizar ferramentas ou softwares da empresa para hobbies pessoais ou segundos empregos.
Qual a melhor maneira de abordar os anseios das novas Gerações?
A Geração Z usa truques, muitas vezes aprendidos nas mídias sociais, como forma de protesto contra as condições de trabalho, sem confrontos diretos.
Suas principais motivações incluem salários mais altos, um ambiente de trabalho saudável, a necessidade de sustentar suas famílias e uma cultura de reconhecimento e desafios.
A resposta dos pesquisadores do estudo sugerem que, ao invés de controles rígidos, a implementação de comunicação aberta, flexibilidade e foco na saúde mental dos funcionários seriam estratégias mais eficazes para reduzir as ausências.
Veja Mais
-
Ministro Alexandre de Moraes determina prisão do ex-presidente Fernando Collor
Ministro do STF rejeita recurso da defesa e manda cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro
24/04/2025 22h00 -
Parceria entre Unicentro e Prefeitura fortalece saúde de Guarapuava
Nova Clínica Escola da Unicentro amplia atendimento à população do município
24/04/2025 19h29 -
Festa do Trabalhador: Show Nacional com Danilo e Davi agita 1º de Maio em Guarapuava
Evento acontecerá no Parque do Lago, oferecendo um espetáculo imperdível para os moradores da cidade
24/04/2025 18h00 -
CONVITE: Secretaria de Agricultura convida profissionais credenciados ao INCRA para reunião sobre regularização rural
Encontro será realizado no dia 29 de abril na sala de reuniões da Prefeitura de Guarapuava
24/04/2025 16h03 -
Atenção Candidatos: Prova do PSS para Estagiários será realizada neste domingo, dia 27
Com mais de mil inscritos, prova do processo seletivo será aplicada online
24/04/2025 13h45