Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizam ações em conjunto para o combate à Tuberculose

Rodas de conversas foram feitas entre as equipes durante o “Mês de Combate à Tuberculose”, em março.

26/03/2024 14H25

foto: reprodução/Assessoria/Secom

Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que pertence à Secretaria Municipal de Saúde, realizou rodas de conversa com as equipes dos CRAS II, III, IV, CREAS e parte das equipes volantes desses setores.

 

“O principal objetivo dessa parceria entre Secretarias é estreitar vínculos, concretizar e estabelecer um diálogo sobre as demandas vivenciadas rotineiramente pelas equipes, trabalhando todos por uma única finalidade: a erradicação da tuberculose”, explicou Larissa Bento de Azevedo, enfermeira do SAE e coordenadora do Programa de Tuberculose de Guarapuava.

 

O objetivo dos encontros é estreitar laços, esclarecer dúvidas e quebrar paradigmas e preconceitos, além de trocar experiências para que o atendimento à população mais vulnerável melhore cada vez mais. Como março é considerado, mundialmente, o “Mês de Combate à Tuberculose”, a doença foi o foco principal da ação. Mesmo assim, temas como Hanseníase e HIV também foram abordados.

 

“Nos reunimos com a rede local do território do Cras III (Jardim das Américas) para uma roda de conversa com a equipe do SAE. Cerca de 40 pessoas representantes das instituições aqui do território (escolas, colégios, Unidade Básica de Saúde – UBS, agentes comunitárias de saúde, pastorais) participaram para trabalhar a prevenção da tuberculose, bem como conhecer mais sobre as formas de contágio e quais os canais de atendimento das equipes de saúde”, comentou a Coordenadora do CRAS III, Elis Volochati.

 

“O trabalho em rede é essencial para nós profissionais que atuamos na área. Observamos o quanto é importante estarmos conscientes a respeito da transmissão e do tratamento da tuberculose e hanseníase, desmistificando ideias preconcebidas. Nosso objetivo no CRAS é  atuar em conjunto com as instituições da rede local para construir estratégias de trabalho junto às famílias atendidas. Foi gratificante ver neste encontro o comprometimento da equipe do SAE e a participação de toda nossa rede”, acrescentou Elis.

 

É importante prestar atenção nos sintomas da tuberculose para identificar a doença o mais rápido possível. Com isso, se o indivíduo perceber tosse por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento e febre baixa nos fins de tarde, é recomendável buscar ajuda médica.

 

“A avaliação inicial para início do tratamento de tuberculose geralmente é realizada no SAE, mas também pode ser feita pela Atenção Básica. Depois dessa avaliação, enviamos mensalmente a medicação para a Unidade de Saúde responsável e o agente comunitário de saúde realiza a dose supervisionada da medicação diariamente. No decorrer do tratamento de seis meses, o paciente continua sendo acompanhado por toda equipe do SAE”, informou Larissa.

 

O SAE fica localizado na Rua Presidente Getúlio Vargas, 1981 – Centro. O telefone para contato é (42) 3142 – 1572.

Veja Mais