Prefeitura de Guarapuava promove 2º Circuito do Empreendedor

Como em 2023, esta edição do evento foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava. Oferecer suporte e informações relevantes para o sucesso dos negócios locais fizeram parte da ação.

28/03/2024 08H12

foto: reprodução/Assessoria/Secom

Na manhã desta quarta-feira, 27 de março, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMD), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu a 2ª edição do Circuito do Empreendedor.

 

A ação ocorreu em uma tenda montada em frente ao Paço Municipal. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, a exemplo do ano passado, a iniciativa buscou oferecer suporte e informações relevantes para o sucesso dos negócios locais.

 

“O Circuito é uma conquista significativa para nós. Toda a equipe se dedicou a este evento, que reúne tudo o que um empreendedor precisa em um único lugar, desde a abertura até a regularização do MEI (Microempreendedor Individual)”, destacou Janaína.

 

Durante o evento, houve diversas palestras com espaço para discussão sobre os tópicos que abrangem atendimentos especializados, regularização e orientação ao MEI, planejamento estratégico, formalização empresarial, declaração anual, consultorias específicas em marketing, finanças e contabilidade.

 

Uma das palestras ministradas no período da tarde, foi conduzida pela facilitadora do Sebrae, Janete Probst e teve como tema “Planejamento Estratégico”. De acordo com a palestrante, o planejamento estratégico, é o processo no qual empresas tomam decisões que envolvem a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário. Janete ressalta que este tipo de planejamento define não só quais caminhos seguir, mas, principalmente, quais não seguir em se tratando de empreendedorismo.

 

“Falar de planejamento dentro de um negócio, é fundamental. Pois é nesta etapa que se inicia com as ideias, e é possível responder se o meu negócio é viável e tem potencial de dar certo. Para que meu objetivo se concretize, é preciso traçar metas e encontrar o meu nicho de mercado. Ou seja, consigo organizar as minhas ideias e encontrar o melhor caminho a percorrer, sem o risco de me desencontrar neste percurso”, explicou Janete.

 

Itamara de Paiva Ferreira Gaspar, de 59 anos, é microempreendedora e conta sobre a expectativa em participar do encontro e a importância de trabalhar com o MEI.

 

“Eu sou artesã e desde 2014 sou cadastrada como MEI. E isso é muito benéfico para nós que atuamos como autônomos. Pois além de estar regularizada, temos vantagens em relação a comprar materiais de trabalho por um preço menor, a facilidade para poder emitir nota fiscal, entre outros inúmeros benefícios. Hoje, por exemplo, eu precisava resolver algumas documentações do meu MEI e ainda tive a oportunidade de acompanhar as palestras promovidas. Vou poder agregar mais conhecimentos em relação ao marketing, às vendas nas redes sociais entre outros temas ”, disse a artesã.

Temas como planejamento, controles financeiros e espaço nas redes sociais, fizeram parte do circuito de trabalho desta quarta-feira

Veja Mais