• Ratinho Junior Anuncia Aldo Bona para Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aldo Nelson Bona (Foto: Divulgação )

    O escolhido pelo futuro governador Ratinho Junior (PSD) para chefiar a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que estará vinculada ao Gabinete do Governador é o filósofo Aldo Nelson Bona. 

    Aldo deixará a reitoria da Unicentro e em seu lugar assume a partir de Janeiro/19, o atual vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Cantata dos CMEIs celebra o Natal e encanta público no Teatro Municipal de Guarapuava

    O clima natalino tomou conta do Teatro Municipal de Guarapuava entre os dias 17 e 20 de dezembro. Cerca de 750 crianças, de 26 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) participaram das apresentações. “A Cantata de Natal dos CMEIs faz parte de um momento cultural no qual são apresentadas canções natalinas, sensibilizando as crianças e despertando o espírito de bondade. Nossos pequenos do Infantil III de todos os Centros Municipais de Educação Infantil encantaram o público em todas as apresentações. É gratificante sentir essa emoção e vibrar junto com pais e familiares”, comenta emocionada a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

    Foram quatro dias de apresentações, divididas em duas sessões. Com a plateia lotada em todas as noites, pais, familiares, educadores e autoridades se emocionaram com as músicas que as crianças cantaram e encenaram. “Todos puderam perceber, por meio das vozes das crianças, o verdadeiro significado do Natal”, orgulha-se a diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação e Cultura, Marilene Ortiz.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Secretaria de Agricultura entrega nessa quinta-feira (20) novos tratores para agricultores familiares de Guarapuava

    A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Agricultura, convida a comunidade guarapuavana para fazer a entrega de cinco novos tratores para agricultores familiares de Guarapuava. O evento será na quinta-feira (20), às 10h, na Praça Cleve.

    Os tratores foram adquiridos através de um convênio, no valor de R$ 525 mil, com Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, viabilizado pelo deputado estadual Bernardo Ribas Carli (in memorian).

    O uso dos tratores nas comunidade rurais será administrado pelas associações de moradores. “Todo o apoio que a Secretaria de Agricultura dá ao pequeno produtor, por meio de máquinas e tecnologia, melhora a produção no campo, além de aumentar a renda, proporcionando mais qualidade de vida”, ressalta o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

    Revejam o discurso do deputado Bernardo Carli(in memoriam) no dia 02/07/2018 quando da assinatura da liberação dos recursos. Clique no Link abaixo:

    https://youtu.be/1HhESjFTz

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Em 2019 teremos um novo Hipermercado em Guarapuava

    foto: reprodução/ilustrativa

    Em 2019 teremos um novo Hipermercado Superpão Compre Mais em Guarapuava.  Será na região do Cristo Rei. O empresário Luiz Maurício Hyczy disse a esse Blog #Jnotícias que os projetos já estão sendo elaborados e no próximo ano as obras serão iniciadas.

    Maurício, Informou ainda que o Superbaratão da Saldanha Marinho está sendo totalmente revitalizado para melhor atender o consumidor de Guarapuava e Região.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • A hora dos espumantes: Especialista dá dicas especiais para escolher a bebida para a noite de Ano Novo

    Nos últimos anos, os espumantes têm conquistado as taças dos brasileiros. Muito comum em datas comemorativas, a bebida passou a ser consumida com mais frequência por todos. O aumento da procura tem contribuído, também, para a melhora da qualidade dos espumantes nacionais e importados encontrados no país. Agora, com a proximidade das festas de Réveillon, a bebida que teve origem na França, na região de Champagne, a partir de um erro na produção de vinho que gerava uma grande gaseificação natural, ganha status de estrela da virada de ano. 

    O especialista Abel Blumenkrantz, executivo da Garage Vinhos, explica que a elaboração de espumantes pode ser feita por diferentes processos, mas dois são os mais utilizados: o método Champenoise e o Charmat. “O Champenoise é conhecido como o método tradicional, onde a segunda fermentação – responsável pela formação do perlage (bolhas) – ocorre na própria garrafa. No Charmat, ela acontece em enormes tanques autoclaves de aço inox, e também é conhecido por método natural”, detalha Abel.

    As diferenças dos métodos de produção acabam resultando em bebidas com características diferentes [ veja mais ]
    Comentários: (0)