Produtores rurais usam técnica promissora para o cultivo de pequenas frutas em Guarapuava

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Produtores rurais usam técnica promissora para o cultivo de pequenas frutas em Guarapuava

Foto: Secretário da Agricultura-Ademir Fabiane

por assessoria Secom

Plantar morangos requer muitos cuidados. Sabendo disso, a Secretaria Municipal de Agricultura vem incentivando os pequenos produtores rurais de Guarapuava a inovar no plantio da fruta. Através do Programa Vida Rural, 50 produtores de morangos semi-hidropônicos participam do Projeto Pequenas Frutas, que, entre as vantagens, incentiva a utilização de técnicas inovadoras para a produção. "Nossa cidade ampliou a produção de morangos no último anos. Cerca de 60 toneladas da fruta são colhidas anualmente nas pequenas propriedades, movimentando R$ 1 milhão. Mas para que a produção continue a todo vapor, estamos incentivando os produtores a aprimorar as técnicas de plantio, utilizando insumos em forma de slabs que são próprios para o cultivo principalmente do morango", destacou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

Nesta semana, cinco produtores adquiriram cerca de 1.500 slebs para o plantio de morangos nas propriedades rurais, somando mais de três toneladas de insumos. De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Turismo, Emmanuel Delle Sens, fazer o plantio principalmente de morangos em slabs só tem benefícios. "Esses substratos formam a base do plantio dos morangos, ajudando na retenção da água que tem todos os nutrientes necessários para a fruta. Entre as vantagens estão a colheita antecipada, melhor coloração e uniformização dos frutos, adequação da adubação além de colheitas programadas durante o ano todo", esclareceu o agrônomo, acrescentando que o cultivo é nas estufas e em cavaletes com estrutura a aproximadamente um metro do solo, o que diminui também a mão de obra dos produtores.

Ainda de acordo com o secretário de Agricultura, o projeto Pequenas Frutas proporciona novas oportunidades de negócios com melhorias nas estruturas e acompanhamento técnico. "Incentivamos o plantio semi-hidropônico porque é um sistema que proporciona a produção das frutas em todas as estações, além de diminuir em 80% a aplicação de defensivos agrícolas. Essas são estratégias de diversificação da produção e ampliação de renda", acrescentou o secretário, informando que além dos morangos, os pequenos produtores cultivam amoras, framboesa, mirtilo e físales.

Cleusi Terezinha Kohler, 57 anos, foi uma das produtoras que adquiriu os slebs de substrato inerte. "Conhecemos o programa e nos interessamos muito pela forma como ele é conduzido pela secretaria. Decidimos então nos inscrever no projeto e inicialmente vamos cultivar três mil mudas de morango. Pretendemos aumentar a produção no decorrer dos meses, pois esse sistema é prático. Estamos motivados com o inicio da produção que promete ser um sucesso", afirmou a produtora do Guabiroba.

Galeria de Fotos

« Prefeito Cesar Filho empossa novos secretários municipais de Guarapuava

Prefeito de Guarapuava emite decreto para manutenção dos serviços essenciais à população »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários