AMBIX LANÇA PROJETO ASSOCIADO PARTICIPATIVO

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

AMBIX LANÇA PROJETO ASSOCIADO PARTICIPATIVO

A AMBIX-Associação de Moradores do Bairro Industrial Xarquinho, realizou em sua sede administrativa, uma importante reunião com os moradores do bairro. A reunião aconteceu em dois horários, as 16hrs e as 20hrs. Mas com a mesma pauta, apenas se pensou em realizar dessa forma, visando facilitar a participação das pessoas e a julgar pela presença do publico 27 pessoas as 16hrs e 24 as 20hrs. A ideia deu resultado, pois se fosse em apenas um desses horários dificilmente teria o mesmo total 51 participantes) na somatória, disse o presidente Joel Barbosa.
Em ambos os horários a reunião foi muito produtiva, sendo dedicado mais ou menos 50% do tempo de uma hora e meia para discutir problemas relacionados á entidade, Ambix, mais especificamente neste primeiro encontro, com o tema: “O que é uma associação de moradores” isso porque, a direção da entidade observou que neste um ano e meio a frente da entidade, notou-se que a grande maioria dos moradores, só procurou a entidade para usar sua estrutura física para algum evento, como por exemplo:
Aniversário, chá de bebe, bazar, ensaio de danças e até velórios, mais poucas pessoas procuraram a entidade, naquilo que é sua principal finalidade, interceder por melhorias na qualidade de vida dos moradores, elaborar e desenvolver ações que visem resolver ou amenizar os problemas macros do bairro.


Na segunda etapa das reuniões, foi dado uma ênfase justamente nesse sentido, o presidente Joel Barbosa, lançou um desafio audacioso aos participantes, conclamando a todos, que a partir de agora nesta nova fase, fosse atacado os problemas mais desafiadores, como: Uma sinalização mais eficaz nas Ruas do Bairro, O problemas do lixo nas Ruas e lotes baldio, a falta de opção de atividades sadias para jovens e adolescentes e outros.
Esta reunião faz parte de um calendário ordinário da entidade e acontecerá sempre nas terceiras terças feiras de cada mês e faz parte de um plano de governo do presidente Joel Barbosa, elaborado quando se candidatou a presidir a entidade. Faltando seis meses para o final de seu mandato, ele pretende trazer as principais lideranças para acompanhar e ajudar nas ações e ao mesmo tempo preparar o maior numero possível de pessoas para que seja formada diretoria com qualidade e competência para continuar cuidando, fortalecendo e consolidando a entidade.


Joel Barbosa e sua equipe assumiram uma entidade abandonada e desacreditada, a sua sede não contava nem mesmo com as condições mínimas de uso, pois sem água, luz, vidraças e telhados quebrados e alguns poucos móveis e eletros quase sem condições de uso! Mais com muita dedicação e liderança, através de pequenas promoções como pasteladas, bazares, pequenas doações de associados e outras, aos pouco foi se mudando a realidade, mas como Joel sempre diz: “mudar um telhado, uma parede,,,, é fácil,
difícil é mudar as cabeças, as atitudes das pessoas”


Durante as reuniões as pessoas puderam se expressar também através de um questionário contendo diversas perguntas, entre elas, o que eles achavam da situação atual da entidade e quase que na totalidade afirmou que o trabalho esta dando resultados talvez nunca alcançados.
Foram muitas conquistas neste um ano meio, onde destacam a conquista de uma linha de ônibus direto, Xaquinho/Centro, um antigo desejo dos usuários, a melhorias no abastecimento de água que faltava constantemente nos finais de semanas e tantas outras pequenas nas importantes melhorias.
Joel Barbosa, se disse muito satisfeito com reunião, pois reunir mais de 50 pessoas em dia em que até o tempo estava propicio para ficar em casa, é pra se comemorar! Ele permanece firme e confiante que até o inicio de Junho, quando termina seu mandato, terá realizado o seu plano de governo, que consiste em um tripé de ações:
1) Realizar uma reforma no Estatuto da entidade, colocando pontos que considera de fundamental importância, além de torna-lo conhecido do maior número possível de moradores.
2) Criar um quadro de associados, participativo e contribuinte de no mínimo 100 moradores.
3) Conseguir o reconhecimento de utilidade pública, no mínimo municipal.


Joel Barbosa é um grande parceiro político do Prefeito Cesar Silvestri Filho desde 2008, por isso acredita que muita das suas reivindicações, como: Reforma do Espaço do Cidadão , construção de um complexo com campo sintético, uma área de lazer e outras tantas, se concretizaram em breve.
 

Galeria de Fotos

« Mobilidade Urbana: 99POP começa 2018 presente em mais de 30 cidades paranaense

Ministério do Trabalho resgata 10 trabalhadores em condições análogas a de escravo em Araruama (RJ) »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários