Alunos da rede municipal realizam primeira avaliação diagnóstica do ano

A avaliação, aplicada na plataforma EducaMais, fornece informações sobre o progresso individual e coletivo dos alunos.

27/03/2024 11H05

foto: reprodução/Assessoria/Secom

Verificando o desempenho das escolas e alunos da rede municipal, nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início às aplicações da primeira avaliação diagnóstica do ano para todos os estudantes do 1º ao 5º ano. A prova vai auxiliar os professores a identificar as lacunas de aprendizagem e revisar as metodologias utilizadas em sala de aula.

 

“A avaliação diagnóstica na plataforma EducaMais mapeia o aprendizado dos alunos e vai guiar o trabalho dos professores para resolução de problemas e melhorias na educação. Porque esse diagnóstico fornece informações sobre o progresso individual e coletivo dos nossos alunos, permitindo que a equipe pedagógica identifique pontos fortes e fracos, personalize o ensino e implemente medidas de apoio direcionadas a cada necessidade”, ressaltou o secretário de Educação, Pablo de Almeida. 

 

As avaliações diagnósticas foram implantadas em 2022, com o objetivo de realizar a verificação do nível de aprendizagem dos estudantes para medir o processo educacional de maneira sistemática, profunda e individual. As provas, realizadas nas salas de aula e no laboratório de Tecnologia Educacional das unidades, são aplicadas trimestralmente na plataforma EducaMais.

 

“Por meio de dados estatísticos e gráficos, o sistema mostra quais questões os alunos mais erraram, indicando as habilidades e conteúdos que precisam ser trabalhados. A plataforma Educa Mais permite identificar as dificuldades de aprendizagem de cada criança. O professor pode intervir de forma personalizada, reforçando conteúdos e habilidades específicas com novas estratégias metodológicas. Com o trabalho contínuo nas dificuldades identificadas, o aprendizado é recuperado e os índices educacionais da escola melhoram gradativamente”, informou a Diretora do Departamento Pedagógico, Ana Paula Werzel da Rocha. 

 

Contando com o auxílio de professores da rede municipal, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação elabora as avaliações diagnósticas dentro da matriz referencial do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), baseada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Desta maneira, a prova é personalizada de acordo com a realidade local. 

 

Segundo a assessora pedagógica da SME, Jackeline Quadros, a avaliação diagnóstica é um instrumento elaborado com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas, bem como as habilidades já apropriadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, conforme reitera, é possível mapear os pontos fortes e de dificuldades da turma e de cada aluno.

 

“As expectativas são as melhores, visto que a partir da primeira etapa será possível verificar quais habilidades trabalhadas no decorrer do ano de 2023 ainda apresentam lacunas a serem preenchidas. Com isso, será possível então, a partir do resultado desta avaliação, traçar ações pedagógicas, focais, para ampliar as habilidades previamente desenvolvidas e apropriadas para cada ano. Esta ação permite que os professores e a equipe pedagógica revisem os processos e as metodologias utilizadas em sala de aula, garantindo a qualidade do ensino na escola”, revelou a assessora pedagógica. 

 

A diretora da Escola Municipal Gabriel Hugo Rios, Rita de Cássia Lustosa, contou que na manhã desta terça-feira (26), os alunos do 2° ano A, realizaram a prova com muita confiança e tranquilidade, por isso, as expectativas para os resultados estão altas.  

 

“A aplicação está ocorrendo de forma tranquila. As professoras regentes, juntamente com a corregente da Tecnologia Educacional aplicam as avaliações de acordo com o cronograma passado pela SME e Equipe Pedagógica da unidade. Os alunos ficam empolgados pelo fato de irem ao laboratório de informática. É de fundamental importância, para reavaliar a prática do professor em sala e a real necessidade dos alunos neste primeiro trimestre do ano, para avançarmos na alfabetização de cada um”, relatou a diretora. 

 

“A prova foi muito legal de fazer e não estava difícil. Eu gostei mais da avaliação de matemática. Eu gosto muito das aulas de tecnologia, porque a gente pode usar o computador e o tablet para aprender”, contou a aluna Helloise Taques Ribeiro do 3º ano A, da Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha.

 

A correção e devolutiva das avaliações ocorrem em tempo real dentro da plataforma. Desta forma, os professores e equipes pedagógicas das escolas têm acesso imediato aos resultados, e podem planejar estratégias para reduzir as lacunas de dificuldades encontradas. A aplicação ocorre até o dia 4 de abril.

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