Wilson Picler, chanceler da Uninter, é homenageado pela ACP

Comemoração dos 25 anos do Grupo Uninter e outras conquistas foram exaltadas por empresários na centenária instituição do comércio do Paraná

10/12/2021 15H45

Wilson Picler, chanceler da Uninter, recebe a homenagem das mãos do presidente da Associação Comerci

O presidente e chanceler da Uninter, Wilson Picler, foi homenageado pela Associação Comercial do Paraná (ACP) pelos 25 anos de fundação da instituição, reconhecida por estar entre as cinco maiores do Brasil. O presidente da Associação, Camilo Tumina, em sua saudação, destacou o pioneirismo da Uninter no ensino a distância no Brasil, sendo hoje uma das grandes referências na área. “Wilson Picler se reinventou e mostrou que é exemplo e esteio para os demais empresários”, disse Tumina.

O vice-presidente da ACP, Odone Fortes Martins, elogiou a trajetória vitoriosa de Picler ao longo desses 25 anos. “É um homem de visão que soube unir tecnologia e equipes de primeira linha para construir uma instituição de ensino superior de prestígio e alcance nacional e internacional”, afirmou.

Picler, ao agradecer a homenagem, disse estar orgulhoso por estar entre os associados da ACP e da parceria mantida com a instituição centenária. Lembrou que a Uninter é referência porque foi construída por seus colaboradores curitibanos e paranaenses, uma dedicação que resultou na conquista da nota máxima na avaliação do Ministério da Educação em EAD, de integrar a lista das maiores empresas brasileiras do ranking Valor 1000 e entre as dez maiores instituições de ensino superior do Brasil, e integrar o seleto grupo das Melhores Empresas para se Trabalhar, do Great Place to Work.

Chanceler da Uninter, Wilson Picler, comemora o crescimento da instituição ao longo dos 25 anos.
foto: Evandro Tosin

“Poder transformar vidas com geração de empregos e capacitação de milhões de pessoas pelo mundo é o propósito da minha existência. E por ter idealizado esse empreendimento, essa grande reunião de valores humanos, sinto-me extremamente realizado e grato por todos que confiaram e embarcaram nessa empreitada”, afirmou, emocionado, o presidente do Grupo Uninter.

Quem é Uninter

O grupo Uninter foi fundado em 1996, quando o professor Wilson Picler criou o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), com o objetivo de oferecer cursos de pós-graduação presencial para professores do ensino fundamental em Curitiba. Quatro anos depois, ele criou a Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER) com cursos presenciais de graduação para todos os perfis de alunos.

Sempre inovando, em 2003, o grupo lançou seus primeiros cursos de educação a distância, sendo um dos pioneiros no Brasil. Já no ano seguinte, criou a Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec Internacional) para oferecer cursos tecnológicos, com o objetivo de ampliar ainda mais as oportunidades de educação.

Em 2006, o grupo criou sua própria editora, a Intersaberes, e em 2008 lançou a Solução Educacional Uninter, material didático completo para o ensino fundamental, ganhador do Prêmio Jabuti.

Em 2012, com a fusão da Facinter e Fatec, nasce oficialmente o Centro Universitário Internacional Uninter, uma das únicas instituições de educação a distância (EAD) do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). 

Pioneirismo

Foi uma das primeiras instituições a oferecer a modalidade de educação a distância (EAD) no país. Também é pioneira no lançamento de vários cursos de graduação e especialização, sempre promovendo a formação acadêmica que o mercado de trabalho necessita e procura. Isso garante aos alunos formados pelo Centro Universitário altos índices de empregabilidade e aprovação em concursos públicos.

Foi uma das primeiras instituições a oferecer a modalidade de educação a distância (EAD) no país. Também é pioneira no lançamento de vários cursos de graduação e especialização, sempre promovendo a formação acadêmica que o mercado de trabalho necessita e procura. Isso garante aos alunos formados pelo Centro Universitário altos índices de empregabilidade e aprovação em concursos públicos.

Conta com mais de 1600 funcionários nas áreas administrativa e acadêmica, tendo mais de 500 mil alunos formados e mais de 380 mil alunos atualmente em 400 cursos entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão em ensino presencial, EAD, semipresencial e ao vivo tele presencial.

A instituição conta com 700 polos de apoio presencial para alunos da EAD distribuídos de norte a sul do Brasil, além de Estados Unidos, Europa e Ásia.

Veja Mais