Tragédia no Mediterrâneo: barco naufraga no Chipre e deixa oito mortos
Embarcação transportava 267 pessoas; 241 foram resgatadas e outras 18 continuam desaparecidas
CYPRUS-TURKEY-CONFLICT-ACCIDENT-FERRY Foto por JEWEL SAMAD / AFP
Uma tragédia marítima deixou pelo menos oito pessoas mortas após uma embarcação de passageiros naufragar na costa norte do Chipre. O acidente ocorreu neste domingo (30), no Mar Mediterrâneo, pouco depois da saída do porto de Kyrenia, também conhecido como Girne.
A embarcação Filo Jet transportava 267 pessoas, sendo 259 passageiros e oito tripulantes. O destino era o porto de Taşucu, na província de Mersin, na Turquia.
Segundo as informações mais recentes das autoridades, 241 pessoas foram resgatadas com vida e 18 permanecem desaparecidas.
Embarcação começou a receber água
O ferry deixou o porto de Kyrenia por volta das 12h30, no horário local. Pouco depois da partida, começou a entrar água por razões que ainda estão sendo investigadas.
Sobreviventes relataram que a embarcação navegava de maneira instável e sofreu um forte impacto contra a superfície do mar. Parte da proa teria se rompido, permitindo uma entrada ainda maior de água.
Imagens registradas durante a tragédia mostraram passageiros usando coletes salva vidas e agarrados ao casco da embarcação enquanto aguardavam o resgate.
Barco afundou a mais de 500 metros
Depois de virar, o Filo Jet acabou afundando completamente e está no fundo do mar, a aproximadamente 514 metros de profundidade. A localização dificulta ainda mais os trabalhos das equipes de busca.
Mergulhadores enviados pela Turquia participam da operação para tentar localizar os desaparecidos. Embarcações, helicópteros e outras equipes de emergência também foram mobilizados.
Capitão e tripulantes são detidos
O capitão e os outros sete integrantes da tripulação foram detidos para interrogatório enquanto as autoridades investigam as circunstâncias do naufrágio. A causa do acidente ainda não foi oficialmente determinada.
O governo do norte do Chipre decretou três dias de luto nacional pelas vítimas da tragédia.
As operações de busca continuam nesta segunda-feira (31), com a expectativa de encontrar as pessoas que permanecem desaparecidas.
Fonte: Agência Brasil, Reuters e autoridades locais
#Chipre #Naufrágio #Tragédia #MarMediterrâneo #Internacional
Veja Mais
-
Grupo de idosos de Guarapuava participa de passeio ao Salto São João, em Prudentópolis
Viagem do Grupo São Nicolau valoriza a convivência, o lazer e o contato com a natureza, proporcionando momentos especiais aos participantes.
15/10/2026 22h15 -
Guarapuava busca novas famílias para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Município já conta com 25 famílias habilitadas e promove capacitação de cinco novas famílias interessadas em oferecer acolhimento temporário. Saiba como participar.
15/10/2026 21h30 -
Guarapuava recebe sistema tecnológico para reforçar proteção às mulheres vítimas de violência
Ferramenta Mulher Segura permitirá acompanhar atendimentos, identificar regiões com maior incidência de violência e melhorar as políticas públicas de proteção e acolhimento.
15/10/2026 21h00 -
Bolsa Família: beneficiários devem ficar atentos à biometria e à nova identidade para 2027
Prefeitura de Guarapuava orienta famílias a anteciparem a emissão da Carteira de Identidade Nacional para evitar problemas no recebimento do benefício. Confira onde fazer o documento.
15/10/2026 20h20 -
Abrasel lança guia para orientar empresas sobre o fim da escala 6x1
Material gratuito mostra o que já está definido, o que ainda depende de regulamentação e como as empresas de alimentação fora do lar podem começar a se planejar
15/10/2026 19h40



