Tilápia movimenta 600 mil empregos e responde por 68% da piscicultura brasileira
Presente em mais de 110 mil propriedades rurais, a tilapicultura pode chegar a 80% de toda a produção de peixes cultivados no País até 2030
Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR
A tilápia se consolidou como a principal força da aquicultura brasileira e deve ampliar ainda mais sua participação nos próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), em 2024 o Brasil produziu 660 mil toneladas da espécie, que já responde por 68% da piscicultura nacional — e pode chegar a 80% até 2030.
Esse desempenho coloca o país entre os maiores produtores mundiais e reforça a relevância socioeconômica da atividade. “A tilápia foi a proteína animal que mais cresceu nos últimos 11 anos. Ela fortalece o produtor, dinamiza a indústria e atende a um consumidor cada vez mais atento à saúde e à qualidade dos alimentos”, destaca o presidente da associação, Francisco Medeiros.
O impacto na geração de empregos
Com um perfil bastante familiar, a piscicultura reúne cerca de 98% de pequenos produtores, distribuídos em mais de 110 mil propriedades rurais. Por representar uma potência nacional, o setor gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando polos regionais como o Oeste do Paraná, a região dos Grandes Lagos (SP e MS), Morada Nova de Minas (MG) e diversas áreas de Santa Catarina.
Segundo Medeiros, o crescimento do setor já redesenha o mapa da aquicultura global. “O Brasil deve encerrar esta década como o terceiro maior produtor de tilápia do mundo, muito próximo do segundo lugar. Os investimentos ao longo de toda a cadeia — da genética ao produto final — já sustentam essa projeção”, compartilha.
Os números são excelentes, mas ainda é preciso avançar
A tilapicultura é hoje a atividade econômica mais regulada do País quando comparada a outras proteínas. Porém, apesar da expansão, o presidente da Peixe BR ressalta que entraves regulatórios ainda limitam a competitividade. “A redução da burocracia e a busca por isonomia com aves e suínos são fundamentais para que o setor avance para um novo patamar”, afirma.
Diante dessa força nacional, a entidade realça que a tilapicultura, por ser uma atividade de baixo impacto ambiental e alto potencial de geração de renda, tem papel estratégico no desenvolvimento sustentável da produção de alimentos no Brasil.
Sobre a Peixe BR
A Peixe BR é uma associação que possui 12 anos de atuação no mercado de piscicultura, com forte representatividade no setor. Uma de suas missões é melhorar a competitividade da atividade e do ambiente regulatório do segmento no Brasil, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva de forma sustentável e transparente.
#Tilápia #Piscicultura #AquiculturaBrasil #PeixeBR #Agro #AgroBR #AgroÉTecnologia #AgroÉDesenvolvimento #ProduçãoDeTilápia #PequenosProdutores #AgriculturaFamiliar #Sustentabilidade #AgroSustentável #MercadoDoPeixe #Tilapicultura #AgroNacional #BrasilQueProduz #EmpregoNoCampo #CadeiaProdutiva #AgronegócioBrasileiro
Veja Mais
-
Abrasel Repudia Acusações e Pede Justiça em Meio a Polêmica das Festividades Natalinas em Guarapuava
Entidade denuncia ataques infundados e destaca reunião com feirantes e ambulantes neste sábado (29) para esclarecimentos.
28/11/2025 17h22 -
Guarapuava Lança Plano para Fortalecer o SUAS com Presença de Artagão Júnior
Iniciativa promete qualificar ainda mais os profissionais da assistência social e fortalecer o atendimento às famílias que mais precisam.
28/11/2025 16h15 -
Com 268,4 sc/ha, agricultor de Mato Grosso é o grande destaque nacional na colheita de milho
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (26), durante o 5° ano do Fórum Getap, em Indaiatuba (SP), que apresentou os vencedores do Concurso de Produtividade Milho Inverno 2025
28/11/2025 14h30 -
Interdição temporária altera trecho da Rua Presidente Getúlio Vargas nesta sexta (28)
Fechamento começa à tarde e trânsito será desviado para garantir segurança durante evento natalino da Escola Assunção de Nossa Senhora
28/11/2025 12h25 -
FURTO DE GADO NA ÁREA RURAL DE NOVA TEBAS
Vaca leiteira é levada durante a madrugada; caminhonete prata é vista fugindo da região
28/11/2025 11h30




