Senado vota terça-feira PEC que endurece regras contra facções criminosas e milícias
Proposta prevê prisão em segurança máxima para líderes do crime organizado, restrições à progressão de pena e criação de polícias municipais. Redução da maioridade penal também está em discussão.
foto: Lula MarquesAgência Brasil
O Senado Federal deve votar na próxima terça-feira (3 de novembro) uma das principais propostas de mudança na segurança pública brasileira. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), colocou na pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública.
Apresentada pelo governo federal, a proposta busca fortalecer o combate às facções criminosas e milícias, ampliar a integração entre as forças policiais e estabelecer novas regras para o financiamento da segurança pública.
Prisão mais rigorosa para chefes de facções
Entre as principais mudanças está a previsão de um regime penal mais rigoroso para lideranças de organizações criminosas.
O texto estabelece o cumprimento de penas em presídios de segurança máxima, restrições à progressão de regime e medidas para confiscar bens relacionados às atividades criminosas.
A proposta também prevê mecanismos de proteção para denunciantes e familiares, além da responsabilização de empresas envolvidas em atividades ilícitas.
Municípios poderão ter suas próprias polícias
Outra mudança importante é a possibilidade de criação de polícias municipais de natureza civil, responsáveis pelo policiamento ostensivo e comunitário.
Essas instituições deverão seguir regras nacionais de formação e atuar sob controle externo do Ministério Público.
A PEC também amplia atribuições da Polícia Rodoviária Federal e fortalece a cooperação entre União, estados e municípios.
Redução da maioridade penal entra no debate
A votação também envolve propostas de alteração da maioridade penal.
Uma emenda apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN) propõe reduzir a maioridade penal para 16 anos como regra geral e para 14 anos em determinados crimes graves.
Já uma proposta do senador Camilo Santana (PT-CE) prevê a redução para 16 anos apenas nos casos de crimes hediondos.
As emendas ainda dependem de análise e aprovação pelos parlamentares.
Mais recursos para segurança pública
A PEC estabelece novas regras de financiamento, incluindo repasses de recursos federais para estados e municípios.
O texto também prevê a destinação de 10% do superávit financeiro anual do Fundo Social ligado ao pré-sal para fundos da segurança pública.
O que acontece agora?
A proposta já passou pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Para ser aprovada no plenário, precisa receber pelo menos 49 votos favoráveis em cada um dos dois turnos de votação.
Caso os senadores alterem o conteúdo aprovado pelos deputados, a matéria deverá retornar à Câmara.
A votação está prevista para terça-feira (3), mas a inclusão na pauta não garante que toda a análise seja concluída no mesmo dia.
E você, acredita que penas mais rigorosas e maior integração entre as polícias podem ajudar a combater o crime organizado no Brasil?
#SegurançaPública #SenadoFederal #CrimeOrganizado #PECdaSegurança #jnotícias
Veja Mais
-
Falecimentos em Guarapuava e Região: confira os sepultamentos deste domingo(01/11/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
01/11/2026 06h30 -
FERIADO DE FINADOS: Veja o que abre e fecha em Guarapuava nesta segunda-feira (2)
Unidades de saúde, escolas, repartições públicas e coleta de lixo terão alterações no funcionamento. Serviços de urgência seguem atendendo 24 horas.
31/10/2026 21h00 -
ALERTA EM GUARAPUAVA! Risco de temporais, granizo e ventos fortes preocupa durante o feriadão
Defesa Civil orienta moradores a redobrar os cuidados neste domingo (1º) e na segunda-feira (2), feriado de Finados, diante da possibilidade de chuvas intensas e alagamentos.
31/10/2026 20h10 -
Halloween selvagem! Onças ganham picolés de sangue e animais recebem abóboras recheadas no Paraná
Programação especial no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, mistura diversão, alimentação e cuidados com animais silvestres para celebrar o Halloween e o Dia do Saci.
31/10/2026 10h25 -
Mistério em Pitanga: homem é encontrado morto ao lado de banco em praça pública
corpo foi localizado na noite de sexta-feira (30), no bairro Pitanguinha. Polícia isolou o local e acionou o IML para invesCtigar as circunstâncias da morte.
31/10/2026 08h30




