PT oficializa candidatura de Fernando Haddad ao Governo de São Paulo em convenção com presença de Lula
Ex-ministro da Fazenda disputará novamente o Palácio dos Bandeirantes; Márcio França será o candidato a vice-governador
foto: José Cruz/Agência Brasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, neste sábado (25), a candidatura de Fernando Haddad ao Governo do Estado de São Paulo durante convenção estadual realizada em Campinas. A chapa será composta pelo ex-ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), como candidato a vice-governador.
O evento reuniu lideranças nacionais da legenda e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de representantes de partidos aliados. Na ocasião, também foram oficializadas as candidaturas de 90 postulantes à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e de 56 candidatos à Câmara dos Deputados.
Haddad tenta voltar à disputa pelo governo paulista
Esta será a segunda vez que Fernando Haddad disputa o comando do Palácio dos Bandeirantes. Em 2022, ele chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Professor universitário, Haddad deixou o comando do Ministério da Fazenda em março deste ano para cumprir o prazo de desincompatibilização previsto na legislação eleitoral. Antes disso, também foi prefeito da cidade de São Paulo e ministro da Educação.
Discurso com críticas à gestão estadual
Durante a convenção, Haddad fez críticas ao desempenho econômico e à administração do Estado de São Paulo. O candidato afirmou que o crescimento paulista ficou abaixo da média nacional e citou temas como segurança pública, educação, população em situação de rua e a privatização da Sabesp como pontos que pretende enfrentar caso seja eleito.
Já Márcio França destacou a importância estratégica da disputa em São Paulo para o cenário nacional e afirmou que um bom desempenho da chapa no estado poderá influenciar diretamente a eleição presidencial de 2026.
Disputa promete ser uma das mais acirradas do país
A eleição para o Governo de São Paulo é considerada uma das principais disputas estaduais de 2026. Haddad volta a enfrentar o grupo político liderado pelo governador Tarcísio de Freitas, que busca a reeleição, em uma campanha que deve concentrar grande parte das atenções do cenário político nacional.
Fonte: Agência Brasil.
#FernandoHaddad #PT #Eleições2026 #SãoPaulo #GovernoSP #MárcioFrança #Lula #Política #ConvençãoPT #PortalJnotícias
Veja Mais
-
Chuvas intensas colocam Guarapuava em alerta e mobilizam força-tarefa da Prefeitura
Defesa Civil e equipes municipais intensificam o monitoramento diante das fortes chuvas e permanecem preparadas para atender possíveis emergências.
24/10/2026 17h15 -
TSE garante sistemas blindados para o segundo turno das eleições 2026
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Kassio Nunes Marques, afirma que verificação confirmou a autenticidade dos programas utilizados na votação deste domingo (25).
24/10/2026 17h00 -
Mega-Sena pode pagar R$ 230 milhões neste sábado; veja até quando apostar
Prêmio milionário está acumulado e sorteio acontece às 21h. Apostadores têm até as 20h para registrar seus jogos.
24/10/2026 14h51 -
Motocicleta é furtada de garagem de residência em Reserva do Iguaçu
Honda Tornado 250 preta foi levada durante a madrugada na comunidade de Carvoeira, na zona rural do município.
24/10/2026 10h55 -
Complexo da Pessoa Idosa promove café com conversa sobre o Outubro Rosa em Guarapuava
Atividade reuniu mulheres atendidas pelo Complexo da Pessoa Idosa para uma tarde de orientação sobre saúde, prevenção do câncer e integração em alusão ao Outubro Rosa
24/10/2026 09h19



