Prova Paraná é aplicada na rede municipal de ensino

Os alunos das escolas municipais de Guarapuava participaram nesta terça-feira (18) da Prova Paraná

20/02/2020 10H02

Os alunos das escolas municipais de Guarapuava participaram nesta terça-feira (18) da Prova Paraná, aplicada pelo governo do Estado para identificar dificuldades e habilidades de cada aluno. Nesta primeira etapa, foram avaliados 2400 alunos do 5° ano, em 44 escolas municipais, através de questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. “A Prova Paraná é um instrumento importante para diagnosticar o aprendizado dos alunos da rede municipal, já que com o resultado, mensuramos o processo de ensino e aprendizagem buscando, assim, orientar professores e equipe escolar a redimensionar suas práticas”, explicou a diretora do Departamento de Educação Básica, Marilene Ortiz.
 
Na Escola Municipal Prof. Chester Cochanski foram avaliados 25 alunos. Pelo resultado da avaliação é possível obter detalhadamente o rendimento individual de cada aluno em diversas áreas, como interpretação de texto e escrita. Além disso, a prova pode ser um medidor de desempenho dos profissionais, ajudando a melhorar a qualidade do ensino. “Conseguimos mapear como está o conhecimento dos alunos nesses conteúdos, identificarmos o que a escola pode ajustar para o aprendizado e estimular mais as crianças”, contou a diretora da Escola Chester, Daniela Buch.


 
A correção das provas também contou com tecnologia como ferramenta educativa. Por meio de um aplicativo, os funcionários das escolas fotografaram  as avaliações e enviaram diretamente para a Secretaria Estadual, agilizando o processo de resultado.

Veja Mais