Prefeitura de Guarapuava realiza desassoreamento de rio no bairro Vila Bela

A ação visa melhorar o escoamento de águas pluviais na área, a fim de evitar os riscos de alagamentos, enchentes e perigos sanitários.

30/03/2024 11H15

foto: reprodução/Assessoria/Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Obras, dá continuidade às operações de desassoreamento do córrego do Bairro Vila Bela, próximo à Rua Turíbio Gomes, que deságua no Rio Cascavelzinho. O trabalho tem o intuito de contribuir com o melhor escoamento de águas pluviais para, desta maneira, diminuir os riscos de alagamentos, enchentes e perigos sanitários.

 

“Após analisarmos vários pontos de alagamento na cidade, percebemos que este rio é muito importante para o melhor escoamento de água nesta região. Estamos fazendo a limpeza e tiramos todo o lixo que impedia que a água escoasse com o fluxo que deveria. Acreditamos que com esse desassoreamento, vamos amenizar muitos problemas daquela área”, destacou a secretária Municipal de Obras, Jacqueline Satiko Tsuji.

 

O desassoreamento consiste na remoção de sedimentos, como areia e lodo, do leito dos cursos d’água. Assim, as calhas são desobstruídas, facilitando o fluxo de escoamento. Essa medida é essencial para prevenir alagamentos, especialmente em áreas urbanas propensas a inundações.

 

Ainda de acordo com a secretária, a área do rio próxima à Rua Umuarama também será trabalhada posteriormente. Além do desassoreamento na região, a Pasta dá continuidade aos estudos para o alargamento das manilhas que passam pela Rua Turíbio Gomes.

 

É importante ressaltar que, além das intervenções físicas nos rios e córregos, a conscientização da população é fundamental para evitar o acúmulo de resíduos e entulhos que obstruem as vias fluviais. O descarte de lixo e outros detritos em locais inadequados contribui para o entupimento das galerias de captação das águas pluviais, agravando o problema dos alagamentos e enchentes.

Veja Mais