Prefeitura de Guarapuava participa do 1° Encontro Regional Escritório de Compras em Ponta Grossa

O evento reuniu nove cidades para atualizar a formalização dos editais de compras para MPE (Micro e Pequenas Empresas) e MEI (Microempreendedor individual) da região central do estado.

16/05/2024 18H05

foto: reprodução/Assessoria/Secom

Na manhã desta quinta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Guarapuava marcou presença no 1° Encontro Regional Escritório de Compras, realizado em de Ponta Grossa. O evento foi promovido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o apoio do Programa Compra Paraná, desenvolvido pela Fecomércio PR (Federação do Comércio do Estado do Paraná) e Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná).

 

O 1° Encontro Regional Escritório de Compras reuniu as cidades de Guarapuava, Castro, Turvo, Pitanga, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati e Jaguariaíva. Os nove municípios da região central do estado alinharam estratégias, esclareceram dúvidas e pensaram em ações para tornar a rotina dos escritórios mais eficiente. Além disso, os membros atualizaram a formalização dos editais de compras para MPE (Micro e pequenas empresas) e MEI (Microempreendedor individual).

 

“Esse encontro é importante para a formação de uma rede de comunicação entre os municípios. Ele proporciona a troca de experiências e formatação de novas ideias e prospecção de ações para a participação de mais MEI e micro e pequenas empresas locais, evidenciando assim, maior giro na economia da cidade. Para nós do escritório de compras de Guarapuava, com apoio da Agência do Empreendedor e Departamento de Licitações, com  parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o SEBRAE, a missão é fomentar que os pequenos fornecedores locais  participem mais da venda para o setor público. Ações de cadastramento, treinamento e instrução a esses possíveis fornecedores são feitas pelo nosso escritório, que fica aqui na Prefeitura ao lado da Agência do Empreendedor”, destacou o coordenador do Escritório de Compras, Carlos Eduardo Burkhard. 

 

Além do coordenador do Escritório de Compras, a comitiva guarapuavana também contou com a participação de Diego Volf, diretor do Departamento de Licitações e Formalização de Contratos, e Fernando Stelle,  representante da Agência do Empreendedor de Guarapuava. 

 

“O evento é um encontro para atualização e capacitação para a formalização dos editais de compras para MPE (Micro e pequenas empresas) e MEI (Microempreendedor individual) do município de Guarapuava. A Agência do Empreendedor é o apoio e trabalha junto ao Escritório de Compras, para orientar, abrir empresas e direcionar o empresário ao escritório para que seja capacitado e se sinta apto a participar do processo licitatório”, sublinhou Fernando. 

 

O objetivo do Escritório de Compras Públicas em Guarapuava é valorizar o comércio local e fortalecer o desenvolvimento econômico, por meio da geração de emprego e renda, criação e atração de novas empresas, assim como oferecer capacitação para empresas locais participarem de pregões e licitações. Já a Agência do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, visa melhorar o cenário para o microempreendedor individual (MEI), oferecendo orientação e formalização do negócio, atualização de cadastro, cursos e capacitação empresarial, consultorias, assessorias, entre diversas outras atividades. 

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