Prefeitura de Guarapuava participa da 1ª Conferência do Clima do Paraná
Município reforça compromisso com ações estratégicas de prevenção e resposta diante dos desafios climáticos no Estado
Foto: Secom/Prefeitura
A Prefeitura de Guarapuava marcou presença, nesta quarta-feira (26), na 1ª Conferência do Clima do Paraná, promovida pela Defesa Civil Estadual, SIMEPAR, Instituto Água e Terra (IAT) e Governo do Estado. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes municipais para discutir estratégias de prevenção, mitigação e adaptação diante dos desafios climáticos que têm impactado o estado.
A programação contou com a participação de importantes lideranças, entre elas o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fernando Schun; e o diretor-presidente do SIMEPAR, Paulo de Tarso Pires. Durante sua apresentação, Clóvis Borges destacou o papel estratégico das áreas naturais, como florestas e matas, na prevenção de desastres e na mitigação de eventos climáticos extremos, reforçando que a preservação ambiental é essencial para a proteção de vidas.
Representando Guarapuava, participaram o secretário de Defesa Social e Mobilidade, Péricles de Matos, e o coordenador municipal da Defesa Civil, Tiago Bronoski.
Ao comentar os trabalhos desenvolvidos pelo município, o secretário Péricles ressaltou que o encontro permitiu aprofundar a análise dos recentes eventos atmosféricos e climáticos que atingiram Guarapuava e o município de Turvo. “A partir dessas discussões, vamos aprimorar nossas ações de Defesa Civil, reforçando a coordenação, o comando e o controle das operações”.
Sobre a organização do evento e a integração entre os municípios, o secretário destacou que o simpósio é extremamente bem organizado e reforça a importância da participação ativa das cidades. “Guarapuava demonstrou eficácia e eficiência no atendimento às ocorrências, especialmente na resposta rápida ao tornado que atingiu nossa região”.
Por fim, ao projetar os próximos passos da gestão municipal diante dos desafios climáticos, o secretário destacou que a gestão segue avançando e alinhando o trabalho às principais cidades do Brasil e do mundo. “ Estamos fortalecendo nossa capacidade de resposta e consolidando uma gestão municipal cada vez mais resiliente diante dos desafios ambientais”.
A participação de Guarapuava na conferência reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa civil, ampliando as capacidades de monitoramento e resposta e antecipando as demandas climáticas que impactam a população.
Alinhada às diretrizes estaduais, a cidade segue integrando ações, ampliando conhecimento técnico e consolidando estratégias que garantem mais segurança, preparo e resiliência diante de eventos climáticos extremos.
#ConferênciaDoClima #Guarapuava
#DefesaCivil #MudançasClimáticas
#ResiliênciaClimática #PrevençãoDeDesastres
#SustentabilidadeParaná #GestãoMunicipal
#EventosClimáticosExtremos #ProteçãoEDefesaCivil
Veja Mais
-
Abrasel Repudia Acusações e Pede Justiça em Meio a Polêmica das Festividades Natalinas em Guarapuava
Entidade denuncia ataques infundados e destaca reunião com feirantes e ambulantes neste sábado (29) para esclarecimentos.
28/11/2025 17h22 -
Guarapuava Lança Plano para Fortalecer o SUAS com Presença de Artagão Júnior
Iniciativa promete qualificar ainda mais os profissionais da assistência social e fortalecer o atendimento às famílias que mais precisam.
28/11/2025 16h15 -
Com 268,4 sc/ha, agricultor de Mato Grosso é o grande destaque nacional na colheita de milho
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (26), durante o 5° ano do Fórum Getap, em Indaiatuba (SP), que apresentou os vencedores do Concurso de Produtividade Milho Inverno 2025
28/11/2025 14h30 -
Tilápia movimenta 600 mil empregos e responde por 68% da piscicultura brasileira
Presente em mais de 110 mil propriedades rurais, a tilapicultura pode chegar a 80% de toda a produção de peixes cultivados no País até 2030
28/11/2025 13h25 -
Interdição temporária altera trecho da Rua Presidente Getúlio Vargas nesta sexta (28)
Fechamento começa à tarde e trânsito será desviado para garantir segurança durante evento natalino da Escola Assunção de Nossa Senhora
28/11/2025 12h25



