Prefeitura de Guarapuava investe em modernização digital
Nova tecnologia gera economia aos cofres públicos e já reduziu a burocracia atingindo 2,4 milhões de autoatendimentos on-line em sete meses
foto: reprodução/Assessoria
Uma nova realidade administrativa se desenha na Prefeitura de Guarapuava (PR) com a modernização digital da gestão iniciada em agosto de 2021, um processo complexo, mas que está deixando a gestão mais ágil, econômica e transparente.
Antigamente, a Prefeitura funcionava com diversos softwares, desenvolvidos por diferentes empresas e tecnologias. A maioria dos sistemas era de velha geração, antigos, denominados desktop, ou seja, só estavam acessíveis para os usuários que estivessem dentro da Prefeitura. Todos os sistemas funcionavam em computadores centrais do Município, e "não em nuvem".
Então cada sistema funcionava em seu próprio banco de dados, sem integração, ou com mínima integração. Eram centenas de pequenos bancos de dados mantidos por 11 sistemas. A existência desses diversos "bancos de dados separados" inviabilizaria o atendimento do SIAFIC (Decreto nº 10.540/2020), norma legal que exigirá, a partir de 01/01/2023, o funcionamento das Prefeituras com sistema único, agregando Câmara, Previdência e outras unidades gestoras.
Agora, com o novo sistema, a Prefeitura funciona com sistema único, em nuvem, com software que pode ser usado pela Internet (via computador, tablet, celular). As centenas de pequenos bancos de dados foram unificadas, permitindo o atendimento da nova legislação vigente.
Essa unificação também permite que a Prefeitura possibilite à população se autoatender pela Internet, com serviços disponibilizados nos websites www.guarapuva.atende.net ou www.guarapuava.pr.gov.br. Já são ofertados 70 serviços on-line, número que será ampliado.
E o uso tem sido massivo, somando mais de 2,4 milhões de consultas e autoatendimentos em sete meses, resultando em uma média mensal de 342 mil autoatendimentos - sendo que a população é de 183,7 mil habitantes.
Serviços acessados direto de casa ou escritório, sem uso de papel, nem deslocamentos ou filas. Inclusive, agora os guarapuavanos também podem usar o login único do Governo Federal (aquele mesmo do Meu INSS, Conecte SUS e CNH digital) para acessar os serviços municipais.
Licitação da nova tecnologia gerou economia ao Município
Para promover essa modernização digital da gestão pública municipal, a Administração guarapuavana processou uma nova licitação em junho de 2021, da qual participaram 5 empresas, tendo a IPM Sistemas vencido o processo em preços.
Caso continuasse com os sistemas antigos, a Prefeitura de Guarapuava estaria pagando R$ 132.496,00 mensais (valor de 2020 informado no Portal da Transparência e corrigido pelo IGPM conforme previsto no contrato). Fora esse montante, ainda estaria arcando com a estrutura para armazenamento dos dados, como hardwares e manutenção de máquinas, o que não era coberto pelo contrato antigo.
Já o contrato novo, agora firmado com a IPM Sistemas, soma R$ 94.882,00 mensais e incluindo aí os custos de Data Center e o fornecimento de tecnologia nativa WEB. Então, além de pagar menos e usar tecnologia de última geração, a Prefeitura também não precisará mais gastar com compra e manutenção de equipamentos de TI, cabeamentos, sistema de segurança de backups, seguros e Data Center, bem como economizará com papel e Correios.
Essa troca de fornecedor representa, portanto, uma economia mínima de R$ 37.614,00 mensais, o que já soma R$ 263.298,00 nesses sete meses de contrato. Em um ano, a Prefeitura terá economizado mais de Meio Milhão de Reais, que poderão ser investidos em outras áreas, como creches, escolas, praças, calçamentos ou iluminação pública, por exemplo. Porém, esse valor será ainda maior, devido aos outros gastos que a Prefeitura deixou de ter com equipamentos de TI.
Mais setores estão sendo informatizados na Prefeitura
Guarapuava também terá mais rotinas informatizadas com essa nova tecnologia, incluindo: Almoxarifado, Frota, Gestão de Cemitérios, ISSQN Bancos, Obras e Posturas, Ouvidoria, Ponto Eletrônico, Portal da Transparência, Procuradoria, Segurança e Medicina do Trabalho, Website, entre outros departamentos da gestão pública municipal, assim como um Aplicativo para acessar o sistema e serviços por smartphones. Nenhuma dessas áreas era coberta pelo contrato anterior.
"A Prefeitura de Guarapuava agora utiliza um sistema moderno, totalmente nuvem, que oferece serviços para a população pela Internet e que atende o novo SIAFIC. Ainda, além de não precisar mais usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras e departamento pessoal, o gestor usa assinatura digital nos processos internos, fazendo tudo pela Internet e usando um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas", explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella.
Alguns números do Portal do Cidadão de Guarapuava:
70 serviços já disponíveis para Autoatendimento
2,4 milhões de acessos/execução de serviços de Autoatendimento
556,8 mil consultas e abertura de Processos Digitais
129,8 mil emissões de Guias pelo Autoatendimento
43,9 mil emissões de Certidões Negativas de Débitos - CND
14 mil autoatendimentos realizados pelo Aplicativo Atende.Net
Outros indicadores da modernização digital 100% em nuvem de Guarapuava:
7,2 milhões de operações realizadas no sistema único Atende.Net
142,7 mil Assinaturas Digitais realizadas
9,4 mil empenhos emitidos digitalmente
172,6 mil acessos ao Portal da Transparência
Exemplos dos serviços oferecidos pela Internet aos cidadãos:
Serviço de Ouvidoria digital
Emissão de guias IPTU
Emissão de guias ISS e Alvará
Emissão de guias da Dívida Ativa
Emissão de guias de ITBI e de Declaração de Quitação
Emissão e Consulta de Protocolos
Consulta de Licitações
Consulta e Autenticidade da Certidão Negativa de Débitos - CND
Fonte: Por Ana Luiza Pedroso
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