Prefeitura de Guarapuava e SEBRAE realizam abertura da terceira Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência
O evento reuniu empreendedores no Chalé da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para impulsionar a valorização do bem-estar do visitante e da comunidade local com práticas inovadoras e sustentáveis no setor.
foto: reprodução/Assessoria/Secom
Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, promoveu a abertura da Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência. O evento, realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), busca impulsionar o turismo local e integrar empreendimentos ao Catálogo Estadual de Experiências Turísticas, fomentando a visibilidade nacional e internacional.
A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, relembrou que nos últimos anos, o Munícipio se consolidou como referência em experiências turísticas, desde a seleção entre 399 municípios para o DTI em 2021, até a posição de finalista na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), em 2023.
“Nós estamos trabalhando há três anos, em parceria com o SEBRAE, e me vem muitas memórias, porque muita coisa já foi descoberta. O catálogo impresso de Guarapuava foi um grande sucesso no segundo ano da jornada de experiências turísticas da cidade. A iniciativa rendeu a cidade a posição de finalista na FIDI em Curitiba, se destacando como uma das cidades do Paraná que mais investe em turismo de experiência. A iniciativa foi tão bem recebida que a edição de 2024 foi lançada no evento. A equipe responsável pelo projeto está comprometida em continuar aprimorando as experiências turísticas em Guarapuava, buscando o reconhecimento e a participação cada vez maior da comunidade local”, sublinhou Katriane.
A gestora de turismo do SEBRAE/PR, Nádia Terumi Joboji, declarou estar contente em mais um ano transformando o cenário turístico e econômico do município. “A satisfação de estar aqui no lançamento de mais uma jornada em parceria do SEBRAE com a Secretaria de Turismo e Eventos, mais um ano movimentando a cadeia produtiva do turismo, é uma oportunidade para brindar as experiências que foram desenvolvidas e estão transformando a cidade em um Destino Turístico Inteligente. Por meio deste projeto, estamos trabalhando várias ações como governança, fortalecimento de DTI e a Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência, pensando na qualidade de vida dos moradores locais e criando oportunidades para que o turista permaneça mais tempo na cidade. Então, no SEBRAE essa parceria é fundamental. É um trabalho muito especial, pensado justamente para trabalhar com os empresários”, declarou Nádia.
Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são localidades que gerenciam os processos e territórios de maneira inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes. Durante a ocasião, a agente de turismo do SEBRAE/PR, Cristina Mandaji Vicentini, enfatizou que a experiência deve ser um espaço preparado, seguro e organizado, que respeita a comunidade e conserva o meio ambiente.
“A Jornada de Destinos Turísticos Inteligentes em Guarapuava exige responsabilidade e compromisso crescentes a cada etapa, porque superar as conquistas anteriores é fundamental para o sucesso da iniciativa. Toda essa jornada surge da proposta de Destinos Turísticos Inteligentes, que é o conceito de fazer a gestão diferencial do turismo no município, em uma localização ou em uma região. O termo DTI surgiu na Espanha e no Brasil, o Ministério do Turismo transformou um pouquinho o conceito para a nossa realidade. Mas é dizer isso, que é o espaço que gerencia os seus processos, preocupado com a qualidade de vida do morador e as experiências do turista. É nesse ponto que surge a Jornada de Destinos Turísticos de Experiência, que proporciona vivências autênticas e memoráveis”, ressaltou Cristina.
Ao longo do evento, três cases de sucesso foram apresentados. Bierweg, a rota da cerveja de Guarapuava, é uma imersão pelo mundo da cerveja artesanal. Ao longo de 6 horas, os participantes tem a oportunidade de conhecer as histórias de cervejeiros locais, apreciando paisagens e celebrando a cultura suábia. “É uma grande oportunidade estar presente neste evento, porque é resultado de muito trabalho e esforço. Acredito que a nossa experiência pode ser uma ideia para outros empreendedores que desejam fazer alguma proposta que pode parecer maluca”, destacaram Luiz Carlos e Clayton Luiz, idealizadores da experiência.
“O Sunset, Vinho e Música é uma tarde no gramado. Nosso objetivo é que as pessoas relaxem, rodeadas na natureza, com pessoas especiais, com uma bebida, seja ela o vinho, que é o que a gente vende, ou uma outra bebida que as pessoas gostem. O intuito é uma tarde muito agradável, com comida, bebida e boa música. Acredito que é muito importante mostrar para quem está começando, que não é fácil, e que às vezes acontece ter tentativa e erro. Esse apoio do SEBRAE e da Prefeitura, é extremamente importante para nos dar um norte, um caminho, porque às vezes temos a ideia e não temos algo concreto, às vezes demora muito para sair do papel, mas não desista, porque hora ou outra você chega”, destacou Tatiane Romitti, representante da vinícola e winebar, Casa Magda.
Solange Tomasi, proprietária do Solar Admirável, afirmou que o trabalho da Secretaria de Turismo e o SEBRAE, facilitaram a implantação da experiência. “Além de eu ter aprendido vários passos, me profissionalizado neste ano, a gente está tendo bastante conhecimento e oportunidade de divulgar o espaço através dessa parceria, desse trabalho. A nossa experiência é o Café, Prosa e Bike, voltado assim a um café para no mínimo 30 pessoas, até 50 pessoas, onde a gente serve o café com frutas e eles fazem um passeio de bicicleta. A primeira vez que a gente fez, choveu bastante e as pessoas foram para pedalar, mas devido ao tempo foi inviável. Mesmo assim, eles aproveitaram muito, ficaram lá o tempo todo, tomaram café, comeram polenta com nata, foi bem bacana. Então, acho que é muito importante mostrar que nem sempre ocorre tudo como planejado, mas no final sempre dá certo”, contou.
Os cases de sucesso animaram os novos participantes. Patrícia Fonseca e Sthefany Grzeszezeszyn são proprietárias do Eco Kids, um empreendimento que surgiu da ideia de conectar as crianças com a natureza. De acordo com as profissionais, o Eco Kids preenche uma lacuna no cenário guarapuavano, uma vez que a cidade não possui atividades voltadas para crianças explorarem propriedades naturais, fornecendo experiências e contato sensorial com o ambiente.
“A ideia central é fazer essa conexão das crianças com a natureza, tirar elas da frente das telas, do computador, do celular e colocar elas nesse contato, interagindo com crianças diferentes, que é uma coisa que ajuda no desenvolvimento. O contato com a natureza é uma coisa que contribui muito e tenho certeza que com o apoio da prefeitura, a gente pode desenvolver isso e tornar um produto de experiência para a nossa cidade que vai se destacar. A expectativa é bem alta para visibilidade, parcerias e principalmente pela questão da estruturação, porque o SEBRAE promove um suporte maravilhoso para os empresários. Então, já começar com esse propósito bem estruturado, com tudo muito bem organizado e com focos muito bem estabelecidos, vai com certeza ajudar para que a gente cresça de forma estruturada”, complementaram Patrícia e Sthefany.
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